sexta-feira, 18 de maio de 2012

TÍTULOS DE NOSSA SENHORA


                                   NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

A Ordem religiosa de Nossa Senhora das Mercês, foi fundada por São Pedro Nolasco e São Raimundo de Penaforte em 1223 por ocasião da libertação dos escravos cristãos, tendo generalizado-se sua festa na Igreja em 1696.
Foi no dia primeiro de agosto de 1223 que São Pedro Nolasco foi agraciado com uma aparição de Nossa Senhora, a qual lhe indicou os meios para libertar os cristãos das mãos dos mouros.  A França, na época, era palco de graves desordens devido aos abusos dos albigenses, que infestavam todo o sul do país.    Achava-se Pedro associado ao conde Simão de Monfort, comandante do exército católico e com ele lhe chegou à Espanha, onde lhe foi confiada a educação do príncipe Jaime de Aragão. Investiu toda a sua fortuna e arrecadou somas avultadas com pessoas caridosas, a fim de resgatar cristãos escravos que tiveram a infelicidade de cair em poder dos muçulmanos.
Maria Santíssima, mostrando grande satisfação pelo bem que fizera aos cristãos, deu-lhe a ordem de fundar uma congregação como fim determinado da Redenção dos cativos.  Pedro comunicou tal fato a São Raimundo de Penaforte, seu confessor e ao rei Jaime, e grande surpresa teve, quando deles soube, que ambos, na mesma noite, haviam tido a mesma aparição.  Organizaram, então, as constituições da regra da nova Ordem, que teve gratíssimo  acolhimento do povo e dos nobres. Já em 1235, a nova regra obteve aprovação da Santa Sé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário