quarta-feira, 9 de maio de 2012

PAPA NOMEIA NOVO BISPO AUXILIAR PARA O RIO DE JANEIRO


Nesta quarta-feira, 9, o Papa Bento XVI nomeou o cônego Roque Costa Souza, de 45 anos, como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O Santo Padre acolheu a solicitação do Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, de poder contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar.
Sua ordenação episcopal já está marcada para o dia 23 de junho, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro.
“A data escolhida, às vésperas da festa de São João Batista, é uma homenagem, ‘um presente’, ao nosso arcebispo Dom Orani, que aniversaria nesse dia e será o principal consagrante”, declarou cônego Roque.
Até a nomeação, cônego Roque exercia na Arquidiocese do Rio, onde é incardinado, os ofícios de reitor do Seminário São José, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e capelão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
“Eu quero viver o ministério apostólico no serviço e dedicação aos irmãos. O lema escolhido em oração: ‘Habitare fratres in unum’ (Sl 133,1) quer ser a expressão da minha missão. Quero estar em união com Dom Orani, com os bispos auxiliares e meus irmãos sacerdotes com amizade fraterna. Continuarei a servir o Povo de Deus com muita alegria”, afirmou cônego Roque.
Filho de Nelson Pinto de Souza, já falecido, e de Maria José Costa Souza, cônego Roque nasceu no Rio de Janeiro aos 19 dias do mês de agosto de 1966. Seus estudos superiores foram realizados no Rio de Janeiro, com bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Foi ordenado pelo Cardeal Eugenio de Araújo Sales em 18 de junho de 1994.
Com a nova nomeação, a Arquidiocese do Rio passa a ter sete bispos auxiliares ativos, o mesmo número dos vicariatos episcopais. É o 5º bispo auxiliar nomeado no governo episcopal de Dom Orani, iniciado em 19 de abril de 2009.
“Escrevi ao Santo Padre agradecendo a nomeação e dizendo sim, 'eu aceito a nomeação com muita alegria e disponibilidade para o serviço apostólico em união com meu arcebispo'. Recolhi-me na oração silenciosa da Virgem Maria e, junto à Ela permaneço para renovar o meu sim à vontade de Deus e viver segundo o Coração de Jesus, o Bom Pastor”, finalizou cônego Roque.
Fonte: cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário