sexta-feira, 11 de maio de 2012

TÍTULOS DE NOSSA SENHORA


                                        NOSSA SENHORA DE LOURDES

Segundo as declarações de Bernadete Soubirous, menina de 14 anos, filha de pobre moleiro do lugar, teve ela na gruta de Massabielle 18 aparições de Nossa Senhora, das quais a primeira foi em  11 de fevereiro de  1858 e  a última em  16 de julho do mesmo ano.  Na terceira aparição, em 16 de fevereiro, Maria Santíssima ordenou-lhe que, durante uma quinzena, viesse à gruta diariamente; em 25 do mesmo mês recebeu a  ordem de beber  água e de  se lavar na fonte, que não existia, mas que imediatamente brotou, a princípio muito fraca, avolumando-se  continuamente, até fornecer, como  hoje fornece: 122.000 litros  por dia. 
Em repetidas aparições a Santíssima Virgem insistiu na necessidade de penitência e da oração pelos pecadores. Manifestou seu desejo de no lugar ver erguida uma igreja, a qual fosse visitada por procissões dos fiéis católicos. Em 25 de março, perguntada por Bernadete, quem era, a dama de aparência sobrenatural respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição". A fama das aparições, das curas, de todo extraordinárias, verificadas na gruta, os favores obtidos por meio de orações dirigidas a Maria Santíssima encheu toda a França e se estendeu aos países vizinhos.
O Bispo de Tarbes, em 28 de julho de 1858, nomeou uma Comissão que, durante 3 anos, examinou minuciosamente todos os  fenômenos observados na gruta  de Massabielle. Embora a Igreja Católica não obrigue a ninguém a dar crédito à realidade das  aparições e  ao caráter  sobrenatural das mesmas, racionalmente elas não podem ser postas em dúvida. Bernadete era uma menina simples do povo. Vestígios de histeria, de mania ou suscetibilidade religiosa nela não existiam.
As suas declarações sempre ela as fez sem titubeação alguma e nunca se emaranhou em contradições. No leito da morte (12-12-1878) confirmou tudo coma mesma simplicidade e firmeza. Em seus relatos fala de coisas que ela mesma não compreendia, por exemplo: "Eu sou a Imaculada Conceição" (ou como ouviu Nossa Senhora textualmente falar: "Que Soy era Immaculada Concepciou").
Bernadete, em 1865 se fez religiosa da Congregação das irmãs de Caridade e do Ensino Cristão. Entrou no Convento de Nevers, onde professou votos em 22 de setembro de 1878. Muito sofreu, mas o meio dos sofrimentos físicos e morais conservou sempre a simplicidade, a mansidão e a humildade, virtudes que sempre a caracterizavam.  Faleceu no Convento de Nevers aos 16 de abril de 1879. 
O Papa  Pio XI em 14 de julho de  1925, inseriu o nome da  Irmã Maria  Bernarda no catálogo dos Bem-aventurados e  canonizou-a  em 02 de julho de  1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário