sexta-feira, 11 de maio de 2012

A TECNOLOGIA EM FAVOR DA FORMAÇÃO CRISTÃ



A tecnologia se tornou uma realidade no dia a dia dos mais variados segmentos, e para a Igreja isso não é diferente, pois, hoje, há várias ferramentas, principalmente de mídias sociais, que podem auxiliar na evangelização.
Com o crescimento expressivo dos equipamentos tecnológicos, não demorou muito para o mercado perceber que os aplicativos eram uma importante ferramenta a ser explorada. Com isso, o número desses serviços para dispositivos móveis e web cresceram muito.
Já é possível encontrar serviços para suprir as necessidades dos cristãos. Com eles, o usuário pode acessar diferentes versões da Bíblia, a liturgia diária e as orações. Há também algumas opções que nos permitem assistir às programações dos meios de comunicação religiosos pela rádio e pela TV.
Esses aplicativos podem ser encontrados na forma de complementos para os principais navegadores (Google Chrome e Mozila Firefox). Ambos permitem que você os instale e os consulte na hora que desejar.
A assessoria de imprensa do Vaticano, por conta da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, no ano de 2011, pronunciou-se sobre a posição da Igreja em relação à evangelização realizada com o auxílio das mídias sociais. “A Igreja sabe que os meios de comunicação mudaram muito e que ela precisa levar em conta as novas mídias. O Papa conhece bem a importância das redes sociais, sobretudo para se comunicar com os jovens”.
A Canção Nova há vários anos, tem investido nas novas tecnologias. Atualmente, ela conta com três aplicativos que auxiliam na formação dos cristãos, facilitando o acesso deles ao Sistema Canção Nova de Comunicação e às principais instituições religiosas do país e do mundo.
Pelo aplicativo Rádio Canção Nova FM, o usuário pode acessar a programação da emissora e conhecer os horários de seus programas favoritos. Além do mais, ele tem a opção de agendar o horário de seus programas favoritos e ser avisado quando estes começarem.
Há também o Web Rádio Canção Nova USA, o qual possui as mesmas funcionalidades do primeiro aplicativo, porém, dá acesso à programação da Rádio Canção Nova de Marietta, nos Estados Unidos da América, uma das filiais da Comunidade.
Além dessas ferramentas, também há o Mapa Católico, no qual o usuário pode cadastrar e localizar as capelas e paróquias da Igreja Católica espalhadas pelo Brasil. Ele pode também inserir informações, no aplicativo, e ajudar a formar a base de dados de consulta. Os aplicativos possuem versão para Android e iOS.
Além desses, também estão disponíveis outros aplicativos, como: Siga a Cruz, cujo objetivo é mostrar o trajeto da cruz da JMJ por todo o Brasil, e o Diário da Palavra, que simula, virtualmente, o ambiente de leitura da Bíblia, além de fornecer alguns planos de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário