sexta-feira, 18 de maio de 2012

EXPECTATIVAS PARA ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS NA PRÓXIMA SEMANA


Na próxima semana, o Papa Bento XVI estará reunido com famílias do mundo inteiro na oitava edição do encontro; delegação brasileira já está preparada. O evento que será realizado em Milão, na Itália, entre os dias 30 de maio e 3 de junho deste mês e traz como tema “Família: o trabalho e a festa”, será um momento de comunhão com o Papa Bento XVI. A ocasião também quer propiciar reflexões que podem ajudar a família a dar o melhor de si para si mesma e para a sociedade.
Os preparativos já estão na reta final. O assessor da Comissão Episcopal para Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Wladimir Porreca, informou que a delegação brasileira, da qual ele faz parte, é composta por toda a Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família. Além da delegação, um grande número de regionais se organizou em caravanas para representar as pastorais familiares no Encontro. 
Um dos aspectos interessante, segundo o padre, é o esforço das pessoas em participar, de alguma forma, do Encontro. Ele disse que não todas, mas muitas dioceses estão fazendo o Encontro aqui no Brasil, concomitante com o de Milão. “Já que não podem ir lá, o encontro, de certa forma, está sendo traduzido na realidade e no contexto de cada Pastoral Familiar onde ela está”, disse o padre.
Enfoque
Padre Wladimir destacou três momentos que ele considera que vão ser os destaques no evento. Primeiro é o encontro em si, que surgiu com o Papa João Paulo II, hoje beato, porque ele queria estar perto das famílias. Isso também é desejado por Bento XVI, que diz que a família é o “patrimônio da humanidade”. “É o Papa que quer se encontrar com as famílias e elas respondem a esse convite do Papa”.
O segundo ponto é tornar visível o valor da família, principalmente diante de um mundo em que se diz que a família é secundária e dispensável. “Mostrar a importância da família e como nós temos famílias que vivem aquilo que o Evangelho ensina, que está procurando, a cada dia, fazer aquilo que a Sagrada Família fazia”, enfatizou o padre.
Além desses dois aspectos, padre Wladimir destacou os momentos de formação que o Encontro vai propiciar. De acordo com ele, haverá uma “Feira da Família”, em que os participantes vão poder partilhar experiências diversas. “Dentro daquilo que o Papa pede, ‘Família: o trabalho e a festa’, nós vamos estar na partilha, através de conferências, aprendendo mais e podendo também refletir sobre esse conteúdo importante do mundo moderno que é a festa e o trabalho”.
Expectativas
O sacerdote se mostra entusiasmado e otimista em relação às expectativas para o evento, já que, segundo ele, será a primeira presença oficial dessa comissão num encontro internacional. “E não é só a questão da presença, mas também de nós estarmos em comunhão com o Santo Padre, é gostoso isso”, contou padre Wladimir.
A ansiedade também toma conta da professora Maria Celia Almeida Gomes Pinto, que já participou de seis encontros e se diz feliz por poder participar de um evento de “tanta magnitude”. Ela está organizando a caravana de São Paulo, composta por 10 pessoas, somadas a outras 10 de Manaus.
Para as pessoas que estão se preparando para participar, Maria Célia acredita que esta é uma oportunidade para adquirir mais conteúdo que possa ser aplicado nas comunidades, paróquias e dioceses.
“Um Encontro valioso, que nos dá uma visão de como estão nossas famílias e como podemos nos ajudar uns aos outros, sem contar com a experiência maravilhosa de estarmos com sua Santidade, o Papa Bento XVI, e povos vindos de toda parte”, contou.
A professora diz que esse Encontro Mundial traz grandes contribuições para o ambiente familiar. “Mostrar a todos que vale sempre a pena lutar, cuidar, trabalhar e festejar com as famílias. Eu acredito que todas as famílias que amam e cuidam da grande Família de Deus é um presente para a humanidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário