domingo, 20 de maio de 2012

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS


A partir deste domingo, 20, até o próximo, 27, os cristãos de todo o Hemisfério Sul estarão unidos para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Pessoas de várias nacionalidades e culturas refletirão sobre a importância da unidade entre os cristãos.
O tema da SOUC 2012, retirado da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (I Cor 15, 51-58), é “Todos serão transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Com este tema, o evento pretende ser para os cristãos um convite a ultrapassarem as barreiras que os separam e juntos se transformarem pela vitória de Jesus Cristo.
No Rio de Janeiro, para celebrar a semana, serão realizadas celebrações no Seminário de São José de 22 a 26 de maio. De acordo com a programação oficial, confirmaram presença o reverendo Daniel Rangel, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o pastor Mozart Noronha, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o arquimandrita Inácio Alsaygh, da Igreja Ortodoxa Antioquina, e o pastor Bené Gomes, do Ministério Koinonya.
No dia 26 de maio, às 20h, acontecerá a Vigília Ecumênica de Pentecostes, uma noite de oração pela unidade dos cristãos, que será na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, que fica na Rua Hilário de Gouveia, 36. A Vigília será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, e contará com a presença de líderes religiosos das igrejas participantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Rio de Janeiro (Conic-Rio).
Segundo o coordenador da Comissão pelo Ecumenismo e Diálogo Interreligioso da Arquidiocese do Rio, padre Fábio Luiz de Souza, é preciso, como diz o lema do episcopado de Dom Orani, “que todos sejam um”, cultivando e buscando essa unidade para poder, assim, dar ao mundo um testemunho do que Jesus Cristo anunciou: um único reino, um único rebanho em direção ao Pai.
"O Senhor Jesus realmente quer nos dar a vitória que ele conquistou para que nós, derrubando qualquer barreira de separação, possamos dar um verdadeiro testemunho de unidade. Nosso Senhor não deseja separação, mas sim que cada um possa colaborar na caminhada para a unidade", afirmou padre Fábio.
O secretário da Comissão Arquidiocesana pelo Ecumenismo e Diálogo Interreligioso da Arquidiocese do Rio, diácono Nelson Águia, lembrou que a base do ecumenismo é a oração, e, por isso, a realização dessa semana e da vigília é muito importante.
"Todos os papas enfatizaram que não se faz unidade entre os cristãos, não se faz ecumenismo, se antes nós não oramos juntos, pedindo a Deus para que possa nos dar forças para superarmos as nossas divisões. Então, promover uma semana de oração pela unidade é de suma importância", frisou o diácono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário