quarta-feira, 23 de maio de 2012

BISPOS DEBATEM PROBLEMAS DE ATUAÇÃO NAS GRANDES CIDADES

São Paulo capital foi a sede do terceiro encontro de bispos das regiões metropolitanas, realizado nesta segunda-feira, 21. Participaram do encontro 26 bispos de cidades como Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Santo André e Guarulhos. O tema central da reunião foi “A transmissão da fé no contexto das metrópoles”.
Os bispos refletiram sobre os desafios enfrentados por eles em suas dioceses e arquidioceses. “Uma reunião para partilha de experiências e iniciativas. Os temas são relacionados à presença e à atuação da Igreja em contexto das grandes cidades, à evangelização e à transmissão da fé”, disse o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer.
O arcebispo primaz de Salvador (BA), dom Murilo Krieger, afirmou que diante dos problemas das grandes metrópoles, é preciso que o povo tenha esperança, pois os problemas já são muitos. “Se as pessoas não tiverem uma perspectiva de esperança vão desanimar”, disse. Dom Murilo ressaltou ainda que é preciso mudar a mentalidade do “cada um por si e Deus por todos”, já que Deus tem uma proposta de comunhão e solidariedade. “Deus está por todos quando cada um está pelo irmão. Somos responsáveis pelo irmão”, afirmou o arcebispo.
Da mesma forma respondeu o arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Para ele, o aumento dos problemas urbanos leva ao risco de não se atingir as pessoas para educá-las na fé. Nesse contexto, torna-se necessário repensar as posturas de evangelização, pois, com as dificuldades cotidianas, não se prega a boa nova “nem aos que vão à Igreja. E, muito menos, aos que ainda estão fora dela”.
Dom Odilo ressaltou que, diante das ofertas das grandes cidades, entre as quais “muitas são religiosas, não só da Igreja Católica, mas de todo tipo”, a Igreja deve buscar novos modos de alcançar as pessoas. Neste sentido, cada cristão precisa estar atento ao testemunho no espaço social, público, cultural, mas também, “no espaço das misérias, da carência da cidade, da justiça e da educação”.
O cardeal destacou que a Igreja tem uma identidade e um conteúdo de fé que lhe são próprios e sua missão é transmiti-los para toda a comunidade urbana, “para quem crê e para quem não crê”. O próximo encontro será em novembro, no Rio de Janeiro, e terá como temas centrais a juventude e os resultados do Sínodo sobre a Nova Evangelização, que será realizado em outubro, em Roma.
                                                                              Fonte: http://noticias.cancaonova.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário