quinta-feira, 10 de maio de 2012

COORDENADORES DE PASTORAL DO REGIONAL NORDESTE 3 PARTICIPAM DE ENCONTRO EM ARACAJU (SE)


O Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) realizou o Encontro dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, desde a segunda-feira, 7, até o dia 9, na casa de Encontros das Irmãs Teresinhas, em Aracaju (SE). O encontro teve com objetivo proporcionar e cultivar o intercâmbio, favorecer momentos de formação, espiritualidade e partilha das experiências entre as dioceses e o Regional.
O tema central debatido foi “Eclesiologia do Vaticano II e as novas linguagens”, ministrado pelo bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Gilson Andrade Lima, que ressaltou a importância do evento. “O propósito do Concílio Vaticano é de atualizar a mensagem do evangelho para os homens do nosso tempo, para uma linguagem que eles possam entender. A linguagem atual mudou e nós temos que acompanhar para facilitar a compreensão de todos. E, ainda, o encontro serviu para que conheçamos as realidades das nossas dioceses e busquemos uma linguagem mais uniforme”, afirmou dom Gilson.
Para o coordenador de Pastoral da diocese de Vitória da Conquista (BA), diácono Luciano, o encontro representou para o Regional um espaço de comunhão e partilha e reflexão da Igreja nos estados de Sergipe e Bahia, a partir do olhar que as novas diretrizes nos apontam, de uma Igreja em estado permanente de missão.
Outros coordenadores também reforçaram este sentido. “Este encontro é importante por ter momentos de formação e serve para uma troca de experiências entre os representantes das dioceses e estamos conhecendo cada realidade pastoral do Regional”, avaliou o coordenador de Pastoral da arquidiocese de Aracaju, padre Rogério de Jesus.
Para dom Gilson, o encontro atingiu seu objetivo pela presença da grande maioria das dioceses que compõem o Regional, com uma presença de 17 das 24 dioceses do Regional Nordeste 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário