sexta-feira, 18 de maio de 2012

LITURGIA DIÁRIA


Primeira leitura - At 18,9-18
Salmo - Sl 46
Evangelho - Jo 16,20-23ª

                                 JESUS, O AMIGO FIEL QUE NÃO NOS ABANDONA

Continuando o Evangelho de ontem, Jesus dirige Palavras de consolação a nós: “Vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres”. Poderíamos afirmar que o tema central proposto por Jesus, neste dia, é da alegria que supera a tristeza.
Veja que, por ocasião das bodas, em Caná da Galileia, Jesus inicia o Seu ministério. Trata-se de um momento de grande alegria, o qual nos proporciona a oportunidade de contemplar – já aqui na Terra – o que viveremos para sempre no céu. Alegria das bodas com o vinho de Jesus. Com Sua partida, não cessará a alegria, mesmo que os discípulos passem por momentos de tristeza.
A tendência para falar dos momentos tristes sobrepõe-se, na maioria das vezes, aos momentos de alegria. Não deveria ser assim, mas faz parte da vida. Dela também fazem parte as alegrias e tristezas, as promessas e concretizações, as forças e fraquezas, os sorrisos e as lágrimas. Diariamente, tentamos “driblar” os caminhos de sofrimento, e o mesmo fazemos com os da morte. É nesse “driblar” que encontramos o [verdadeiro] caminho e avançamos nele. Mas, avançar por quê? Porque o Senhor nos promete: “Agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês”.
Por mais complicada que seja a sua situação, tudo tem solução. É verdade! Não há um só problema que não possa ser resolvido. No entanto, essa solução é de mais fácil visualização se for procurada por uma pessoa que esteja “fora” desse problema, ou seja, por alguém que queira ajudar. Uma pessoa amiga, um “anjo”. Mas nunca um lobo em pele de carneiro.
A verdadeira amizade é feita em Deus; e o primeiro amigos que você deve ter é Jesus Cristo. Ele é o amigo fiel, Aquele que não nos abandona em momento nenhum. Ele mesmo nos convida: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos. Tomai o meu jugo sobre vós e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. E encontrareis alívio”.
Com o Senhor,  sua tristeza se converterá em alegria. Portanto, é fundamental que, não tendo ainda encontrado a solução para seu problema, você tenha força de vontade para procurá-Lo e lutar por Ele. Lute pela sua vida, pelo seu amor, pela sua família e pelo seu bem-estar!
Mesmo que você esteja triste, ferido e abatido; mesmo que a dor bata bem lá no fundo do seu coração e você sinta aquele “vazio”, saiba que tudo serve para lhe mostrar o quanto você é forte, o quanto você pode dar “a volta por cima”, crescer e vencer!
Escute o que lhe diz Paulo: “Prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas, porque quando me sinto fraco então é que sou forte”. Forte para recomeçar tudo mais uma vez! Com Cristo você será mais do que vencedor, pois a sua tristeza se converterá em alegria plena – com Cristo e em Cristo – pela força e pelo poder do Espírito Santo.
Padre Bantu Mendonça



Nenhum comentário:

Postar um comentário