segunda-feira, 7 de maio de 2012

JOVENS CONECTADOS EM CRISTO: COMPARTILHANDO SEU AMOR


A internet está na vida e no coração da juventude. É a geração conectada. São jovens que mantém contatos com outros jovens através das redes sociais. Espaço para estabelecer e construir amizades. Vamos refletir sobre o uso das redes sociais e o pensamento da Igreja Católica. A Internet está em praticamente todos os lugares: no trabalho, no estudo e na relação entre as pessoas. Não há como negar a influência exercida no cotidiano. Não podemos nem ignorar ou nem absolutizar. Precisamos usar bem.
Como os jovens podem evangelizar outros jovens? Como podemos usar bem as redes sociais?
O que a Igreja Católica pensa sobre a Internet?
O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais escreveu um documento chamado: "Ética na Internet", apontando os benefícios e os perigos do uso da mesma.
Vejamos o que diz parte do documento:
"A Internet possui uma série de características impressionantes. Ela é instantânea, imediata, de alcance mundial, descentralizada, interativa, expansível até ao infinito em termos de conteúdo e de alcance, flexível e adaptável a um nível surpreendente. É igualitária, no sentido de que, qualquer pessoa que disponha do equipamento necessário e de uma modesta capacidade técnica, pode constituir uma presença ativa no espaço cibernético, transmitir a sua mensagem para o mundo e reivindicar um seu auditório."
A Internet é o novo espaço para levar de forma dinâmica e interativa a mensagem de Jesus Cristo a centenas e milhares de pessoas, através de imagens, sons e escritos.
Quantas imagens e mensagens de fé e de esperança são enviadas e compartilhadas? Quantos jovens alimentam a fé através da Internet? Fé que é concretizada nos grupos de jovens e na comunidade.
Mas, as atividades desenvolvidas na Internet, não dispensam nenhum Cristão Católico de participar ativamente da Santa Missa, da comunidade, das pastorais, dos movimentos... Chamemos os jovens a usar as redes sociais para ajudar outros jovens a encontrar o caminho de Jesus Cristo.
 Por Padre Rudinei Negri 

Nenhum comentário:

Postar um comentário