domingo, 13 de maio de 2012

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM RECIFE-PE RECEBEU O TÍTULO DE SANTUÁRIO


Neste dia 13 de maio a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada no antigo Colégio Nóbrega, recebeu o título de Santuário Arquidiocesano, conferido pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antonio Fernando Saburido. Na ocasião, houve uma missa, às 19h, e, em seguida, uma procissão pelas ruas da cidade, com descerramento da placa comemorativa e bênção das rosas.
A pedra fundamental do santuário foi lançada em 1933. Dois anos depois, em 8 de dezembro de 1935, era inaugurada – graças à ajuda da colônia portuguesa – como Capela do Colégio Nóbrega – pelo jesuíta português Pe. Domingos Gomes. A obra foi projetada pelo arquiteto francês Georges Mounier. Tem forma de cruz latina com 26 metros de altura até o teto, nave única de 14 metros de largura e uma torre de 56 metros.

A bela estátua da Virgem do Rosário mede 3 metros de altura, obra do artista português Antonio da Paz, cujo rosto reflete ternura e bondade. No coro foi construído, nos anos 90, um ossuário onde estão os restos mortais de 47 jesuítas, entre os quais os do Pe. José Aparício, confessor da vidente Irmã Lúcia de Fátima, e parte dos ossos do Pe. Mariano Pinho, confessor da mística Beata Alexandrina de Balasar. Em 2010, a igreja foi tombada pela Fundarpe.
O título foi concedido em meio à festa de Nossa Senhora de Fátima, que será realizada de 6 a 13 de maio.
Após a procissão pelas ruas da cidade, animada pelo Pe. Expedito Nascimento, com descerramento da placa comemorativa, Bênção Das Rosas e Consagração a Nossa Senhora de Fátima. Houve, ainda, a Bênção Final de Dom Fernando Saburido e distribuição de rosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário