quinta-feira, 28 de abril de 2011


VOCAÇÃO: UM MISTERIOSO CHAMADO

Willian Bruno dos Santos Costa
Seminarista - Natal/RN 

Percebemos em toda a história da humanidade a Bondade Copiosa que permuta o Coração Sagrado de Deus em sempre escolher homens e mulheres para que, juntamente com o Seu Divino auxílio, desempenhar tarefas em Seu Nome, para santificação e exaltação do Seu povo e da Sua Esposa querida, a Igreja. Sendo assim, o chamado se realiza de maneira misteriosa, indecifrável e até mesmo silenciosa. Alguns sentem exaltações físicas; outros são convidados por “anjos humanos”, que trouxeram a mensagem do Céu; alguns ainda se aprofundaram na certeza de uma mística envolvente e tocante. Mas, a certeza que temos, é que este chamado todo especial vem de Deus, no qual é confirmada pela Igreja pela imposição das mãos, no caso dos candidatos ao sacerdócio ministerial, do qual me deterei especificamente.
Queridos irmãos e irmãs, como é infinitamente grande o dom da vocação. Não se alega por uma vangloria exagerada e orgulhosa, mas, sim antes de se cobrir com o manto da pura humildade, alegando-se o pior de todos para tal serviço. Jesus Cristo, Senhor e Juiz da História, deixou-nos como dom de Amor a Sua presença não somente na Eucaristia, como também no Sacerdócio. O padre, do qual me sinto chamado a ser, deve ser reflexo da Compaixão exagerada e louca pelos irmãos; no mesmo deve ser refletida, em atitudes concretas e secretas, a presença do Senhor neste “vale de lágrimas”. O sacerdote, bem como desde já o seminarista, deve ser candeeiro a iluminar as trevas do povo de Deus. Deve ser o Bom pastor dos desviados, ao ponto de se gastar dia e noite para poder trazer de volta ao rebanho à desgarrada e rebelde ovelha que se perdera. Evidentemente, tudo isso somente é possível com o auxílio Daquele que nos chama bem como Daquela que é Refugio dos Pecadores, Rainha dos Sacerdotes e intercessora das Vocações. Nossa Senhora, sendo o protótipo por excelência, é para mim presença marcante em minha caminhada vocacional. Desde quando despertou em mim o convite de Deus para tão sublime vocação, que confio aos Seus cuidados maternais a minha tibieza e fragilidade, na firme esperança de ser atendido.
A minha história vocacional é evidentemente pessoal e singular, mais semelhante a muitos que um dia se sentiram chamados para servir a Igreja de Deus como padre. Sinceramente acredito que Deus usou de misericórdia ao me convocar e ainda hoje usa para confirmar-me nesta irrecusável sedução empregada em minha vida. Mas, como servo obediente, rendi-me as intermináveis seduções, iniciadas bem antes, mas somente percebidas em 2004. Desde lá, é preciso renovar a cada dia a canção do Amor que Deus cantou para mim. É necessário cantar também para Ele canções expressivas de abandono e concordância com a Sua Santa Vontade.
Que Deus e Virgem Maria, queridos irmãos e irmãs, ajude-me nesta tempestuosa, mas deliciosa empreitada no qual fui convidado no dia de São João Maria Vianney. Que o seu edificante exemplo, faça brotar em meu ser perfumosas flores para enfeitar o Altar do Deus da Vida, no qual quero me sacrificar hoje e sempre. Amém e Aleluia!



Um comentário:

  1. Valeu bruno,siga em frente e conclua a belíssima missãoq DEUS te reservou.
    1abraço do tio jorge

    ResponderExcluir