sexta-feira, 15 de abril de 2011

JOVEM CONTEMPORÂNEO: UMA NOVA FORMA DE VER A VIDA

Clara Estéfani (15 anos)
Natal/RN

A juventude de hoje, se comparada com a de algumas décadas atrás, sofreu mudanças bem significativas. Isso se deve, principalmente, à influência da tecnologia e à independência que é dada ao jovem. Porém, eles utilizam essa liberdade de forma errada: se lhes é dado o direito de sair, eles bebem e fumam, se vão à escola sozinhos, “matam” aula, isso quando não se utilizam de outros métodos para se “divertir”, como é o caso do uso de drogas ilícitas, cada dia mais comum entre os jovens.
O relacionamento com as pessoas também mudou: a relação com os pais já não é aquela relação de total respeito e obediência que existia antigamente, ao contrário, vê-se todos os dias notícias em telejornais de filhos que mataram ou agrediram os pais por razões banais; as amizades, muitas vezes, se tornam relações de interesse, onde você só é amigo de uma pessoa porque pode tirar proveito disso.
Na escola também não há mais o mesmo respeito pelos professores e colegas, e muito menos interesse pelos estudos. É aí onde está a contradição, os jovens anseiam mais liberdade e sonham com a independência financeira, porém, não se preparam devidamente para entrar em uma boa universidade e fazer a diferença no mercado de trabalho. Sua prioridade é divertir-se e aproveitar a vida ao máximo.
A juventude atual luta por uma sociedade mais justa, com menos desigualdade social e menos violenta. Mas como eles podem lutar pelo fim de uma coisa em que eles também estão envolvidos? O tão conhecido bullying, atualmente um dos tipos de violência mais comum, é realizado por jovens, por exemplo.
Sabemos que a mídia manipula toda a sociedade contemporânea, mas os jovens são os mais atingidos. Eles adotam o que é dito na mídia como sendo o mais correto, um exemplo disso é a moda: roupas e acessórios mostrados na mídia são adotados pelos jovens como sendo algo de uso obrigatório, pois já existe uma certa imposição social, na qual, se você não usa o que está na moda, você é descriminado.
A verdade é que os jovens são o futuro da nossa sociedade, são eles que vão lutar, a cada dia, por um mundo melhor, mais justo. Mas e se as gerações jovens continuarem a agir dessa forma? O que está fazendo falta a esses jovens é uma maior presença, atenção e interesse dos pais para com eles, que os pais se tornem muito mais do que pais, se tornem amigos com os quais os filhos poderão contar sempre que precisarem, mas isso sem deixar de impor o respeito que lhes cabe.

Um comentário:

  1. PARABÉNS! Clara, pela excelente reflexão sobre esses problemas tão atuais da nossa sociedade. É uma verdadeira lição para todos nós, especialmente para os nossos jovens, eles precisam acordar para essa realidade e perceberem que eles estão sendo manipulados pela mídia; e que eles tem vida própria, basta apenas saber vivê-la.

    ResponderExcluir