terça-feira, 12 de abril de 2011

O CONTO DA VIDA


CRESCENDO NA FRICÇÃO

 

Conta-se uma parábola que um velho fazendeiro veio a Deus e disse-lhe: - Olha, você pode ter criado o mundo, mas preciso lhe dizer uma coisa. Você não é fazendeiro. Não sabe nem o bê-á-bá da agricultura. Você tem muito o que aprender.
Ao que Deus respondeu: - O que você sugere? – Dê-me um ano e permita que as coisas sejam de acordo com a minha vontade. E veja o que vai acontecer: não haverá mais pobreza!
Deus concordou. Deu um ano ao fazendeiro. Naturalmente, ele pedia e pensava somente no melhor. Nada de trovões, de ventos fortes, nenhum perigo para a safra. Tudo confortável, aconchegante. O fazendeiro estava muito feliz.
O trigo crescia depressa! Quando queria sol, havia sol. Quando queria chuva, havia chuva, o tanto que quisesse. Nesse ano, tudo estava certo. Matematicamente preciso.
O fazendeiro procurava Deus e dizia: - Olhe! Desta vez a safra será tão grande que, por dez anos, mesmo que as pessoas não trabalhem, haverá comida suficiente!
Mas quando fizeram a colheita não havia grãos. O fazendeiro ficou surpreso e perguntou a Deus: - O que aconteceu? O que saiu errado? E Deus lhe respondeu: - Por não existir desafio, conflito, fricção, já que você evitou tudo isso, o trigo permaneceu impotente. Uma pequena fricção é uma necessidade. As tempestades, os trovões e os raios são necessários. Eles agitam a alma dentro do trigo.

LIÇÃO DE VIDA

Nada é fácil! Há momentos que daríamos tudo por uma chance de pedir a Deus para não corrermos riscos. Mas o risco é necessário. É importante enfrentar as dificuldades, o desconhecido e o incerto. Percebemos que algumas pessoas fazem opção pelo porto seguro das certezas, mas outros acolhem a alma agitada e constroem o novo.
Mas como enfrentar essas turbulências? A graça de Deus, o autoconhecimento, a vontade de crescer e a presença do amigo são decisivos. A sensibilidade, a criatividade e a ética são nossos maiores aliados. É preciso ter paciência, pois uma boa colheita necessita de tempo e de espera. Necessita de tempestades, trovões e raios. Afinal, eles agitam a alma dentro do trigo!

Ana Paula Carvalho Pereira – Jornal de Opinião

Um comentário:

  1. essa parábola reflete muito bem nosso trabalho de evangelização, pois gostariamos q tudo fosse fácil e q as pessoas se voltassem p Deus de forma espontanea; mais sabemos q para chegarmos ao céu existe muitas cruzes. Evangelizar requer muito sofrimento, mais sem esses sofrimentos não conseguimos tocar a alma de nossos irmãos e assim leva a palavra de Deus p q eles tbm sejam tocados no fundo de sua alma.

    ResponderExcluir