segunda-feira, 18 de abril de 2011

VIVER A SEMANA SANTA

 
SENTIDO DA SEGUNDA - FEIRA SANTA

            Nesse dia, proclama-se, durante a missa, o Evangelho segundo São João 12,1-8. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida; está cada vez mais próximo o desenlace da crise. Maria unge a Jesus com perfume. Jesus está consciente do que está acontecendo e diz a Judas que protesta por causa do desperdício: “Deixa-a, pois tinha-o reservado para preparar meu enterro”. O gesto de Maria é prenúncio da sepultura de Jesus. É a hora do funeral, mas também a hora da esperança, porque agora é embalsamado com perfumes; terá de ser ungido pelo Espírito, ao ressuscitar dentre os mortos.

COMO VIVER ESSE DIA?

            Na segunda-feira santa, em nossas famílias e comunidades, começamos a criar o ambiente propício para a celebração do mistério pascal.
            É bom perguntar-nos a que altura estamos no nosso processo de conversão, como estão nossas relações familiares, de grupos, como está nossa participação na vida da comunidade.
            A leitura e a meditação do evangelho desse dia servirão para alimentar em nós os sentimentos e atitudes que a participação nesses dias santos nos impõe: mudança de vida, solidariedade, unidade.
            Intensificamos, por isso, o espírito de coração e de serviço e nos aproximamos do sacramento da reconciliação (Confissão).

Fonte: Subsídio Como viver a Semana Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário