quinta-feira, 21 de abril de 2011

VOCAÇÃO: SABER OUVIR E ESCOLHER A MELHOR PARTE

Seminarista Robson Paulo de Oliveira Silva
Monte Alegre/RN
  
Aos caríssimos irmãos do grupo de vida João Paulo II e a você internauta e seguidor deste valioso blog a minha saudação de paz e bem!
            Neste dia em que Santa Igreja inicia o Santíssimo Tríduo Pascal e que faz memória da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio venho compartilhar com você a minha “descoberta da vocação”, se assim posso dizer...
            “Antes mesmo de te modelar no seio materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações” ( Jr 1,5)... É com esta passagem do livro do profeta Jeremias que resumo o meu chamado. É sabido por todos que, de fato, Deus escolhe aqueles que designa para o seu serviço desde sempre, no entanto, para muitos só a grande custo e penar entendem o que o Criador de todas as coisas deseja deles; comigo não foi assim...
            No dia 05 de janeiro de 1990 nascia o primeiro filho de seu Severino e dona Francisca, lá na maternidade de Brejinho/ RN; por um descuido da parteira quase que o menino caía... Oh menino pesado, quase escorregou de minhas mãos! Disse a parteira meio assustada àquela pobre mãe de primeira viagem. Começa assim a história daquele menino, como todos os outros, que nos primeiros instantes de sua vida já obteve uma benção especial de Deus que o livrou de uma possível queda fatal.
            Pois bem meu amigo (a), esse menino cresceu e com ele um forte chamado interior a estar cada vez mais perto de Jesus que por ele tinha padecido na Santa Cruz. O menino brincava de rezar missa e fazer procissão e se encontrasse a capela de seu lugar aberta, mais que depressa pedia a sua mãe que o levasse para lá. Se demorava a contemplar as imagens do Senhor e de sua santa Mãe que ele também aprendeu desde cedo que era igualmente sua Mãe do Céu. Aos sete anos torna-se coroinha, agora podia compreender bem melhor os planos do Altíssimo para sua vida; e o que não dizer do tão esperado dia da Primeira Eucaristia... Ah, como é bom ter Jesus comigo, mais perto, dentro de mim! Dizia o menino suspirando de alegria e entusiasmo pelo grande dom recebido.
            Assim o tempo foi passando, o menino tornou-se jovem e a juventude o fez ser ainda mais perseverante, pois o amor de seus pais, a companhia de sua irmã e o apoio de todos aqueles que o cercavam, fizeram-no entender que doar-se pelo Reino de Deus no sim a vocação sacerdotal valeria à pena e ele seria no mundo aquilo que sempre sonhou realizar quando ouviu as palavras do Evangelho que diziam: “Vós sois o sal da terra...
Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-16)... Após o discernimento vocacional o dia tão esperado chegou: 17 de fevereiro de 2008; o menino sonhador agora com 18 anos ingressa no seminário para iniciar sua preparação especifica para o trabalho que desempenhará por toda a sua vida no serviço a Deus e aos irmãos... confiando-se a proteção de sua Mãe do Céu toma suas palavras em reposta ao Arcanjo São Gabriel como lema de vida: “faça-se em mim segundo a sua palavra” (Lc 1, 38)...
            Olhando para traz e caminhando para frente, poderia até atrever-me a mudar as palavras de Nosso Senhor e dizer: “Dificuldades sempre as tereis”... Problemas, crises, momentos de tristeza sempre virão; contudo, nunca eu e você jamais podemos nos esquecer de que Aquele que nos chamou para a vocação, seja ela sacerdotal, religiosa ou leiga, disse que estaria conosco todos os dias até o fim dos tempos (Mt 28, 20). Lembre sempre disso, o Senhor jamais nos abandona!!!

2 comentários:

  1. Parabéns Robson pelo seu testemunho vocacional, acredito que devemos sempre lembrar da nossa história, do nosso chamado, como tudo começou. Se assim agirmos nunca esqueceremos nossas raizes e caminhanmos na alegria de chegarmos aonde Cristo nos Chama!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Adorei conhecer mais um pouco sobre a vida do meu irmão em Cristo. Parabéns pela sua escolha. Que o Senhor ilumine sempre os seus passos e Maria guarde sempre em seu manto sagrado a sua vida.

    ResponderExcluir