quinta-feira, 31 de março de 2011

VOCAÇÃO: SABER OUVIR E ESCOLHER A MELHOR PARTE

      Quis e quer o Senhor servir-se de homens para salvar os homens

Por Dênison Ricardo da Costa Barbosa - Seminarista
1º Filosofia - Graduado em História
Santa Cruz/RN

Toda vocação é dom de Deus. Não somos nós que O escolhemos, mas Ele é quem nos escolhe. A iniciativa do Senhor, entretanto, não dispensa a nossa resposta. Na Bíblia, são muitos os personagens que aceitaram o convite a desempenhar alguma missão que, na verdade, era sua contribuição à história da salvação. “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38), foi a resposta de Maria, que é o modelo para todo aquele que, mesmo sem muita clarividência, decide ser um colaborador da ação de Deus no mundo.
Quis e quer o Senhor servir-se de homens para salvar os homens. É para isso que quero ser sacerdote. Creio que só poderei conduzir os outros a Cristo se eu O tiver como o melhor e mais íntimo amigo.
Comecei a sentir o chamado divino em minha vida há muito tempo, quando, vendo o exemplo do memorável Monsenhor Raimundo, percebi que poderia trilhar seus passos.
Foi então que despertei para o sacerdócio como uma forma de encontrar sentido existencial e de poder servir aos homens, que são tão sedentos de Deus e precisam de quem lhes dê a “água viva”, Jesus Cristo.
Em 2009, já com 25 anos, decidi participar dos encontros vocacionais do Seminário de São Pedro. Poderia ter decidido mais cedo, mas “debaixo do céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa” (Ecl 3, 1). Percebo a ação de Deus em minha vida, até naquelas experiências que me afastaram Dele. Hoje tenho certeza de que Deus foi arrumando tudo com precisão para que eu, no início de 2010, ingressasse no Seminário.
Mas é necessária muita sensibilidade para continuar reconhecendo as manifestações do Senhor em nossas vidas para assim termos cada vez mais clareza sobre o que Ele quer para cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário