terça-feira, 22 de março de 2011

A ORAÇÃO: ALIMENTO DO ESPÍRITO

É preciso recuperar o sentido da verdadeira religião

A oração é a forma de comunicação entre o humano e o divino. Ela está presente em todas as religiões: Judaísmo, Hinduísmo, Islamismo, Budismo, Cristianismo. Na história das civilizações não existem povos a-religiosos, todos tem uma crença em alguma divindade e manifestam essa experiência mística através da oração.
No cristianismo, nós temos o hábito de santificar o tempo através da oração nas mais diversas horas do dia: madrugada, manhã, meio-dia, tarde, noite. Uma herança judaica, que deve ser conservada e incentivada para que as novas gerações não percam o respeito e o amor pelo sagrado. Pois, assim como o nosso corpo precisa de no mínimo três refeições para se manter forte e sadio, também nosso espírito precisa do alimento espiritual para a mesma finalidade.
Hoje numa sociedade corrompida pelo hedonismo (prazer por prazer), pelo consumismo, subjetivismo, individualismo, etc; onde o ter é mais importante do que o ser, as pessoas buscam uma religião que satisfaça as suas necessidades, o seu ego e bem estar. E, por isso, fabricam os seus deuses, de modo que, possa curar suas enfermidades, eliminando a dor e o sofrimento e proporcionando felicidade e riqueza a curto prazo, é o mal do imediatismo e da teologia da prosperidade.
Portanto, é preciso recuperar o sentido da verdadeira religião que é religar o homem a Deus, e a oração é o elemento essencial nesta batalha espiritual. Assim, devemos tomar como exemplo o próprio Cristo, que inúmeras vezes se retirava para orar ao Pai. (Mt 14,23) Ele mesmo nos ensina a oração do cristão: O Pai-Nosso (Mt 6, 9-15), a oração em comum era uma das virtudes dos primeiros cristãos (At 2,42) e em todos os momentos de dificuldade, a oração é a arma dos cristãos. Pois a oração do justo tem grande poder e eficácia (Tg 5, 16).
Nos momentos decisivos da vida de Jesus ele recorreu à oração: No Getsêmani, Jesus orou: “Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice. Todavia, seja feita a tua vontade e não a minha”. (Mt 26, 39) e pediu a todos para vigiar e orar para não cair em tentação. Portanto, precisamos mais do que nunca recorrer à oração para alimentar o nosso espírito e fortalecidos por ela, podermos ser luz para os nossos irmãos e irmãs que vivem nas trevas.

Por: Cláudio Dantas de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário