sexta-feira, 25 de março de 2011

O ANJO DO SENHOR ANUNCIOU A MARIA E ELA CONCEBEU DO ESPÍRITO SANTO (Lc 1, 26-38)


Celebramos nestes dias, que são de Quaresma, a Anunciação do anjo Gabriel a Maria. Assim, pois, os dias de conversão se tornam tempos de compromisso com Deus e de esperança da salvação.
Os dois primeiros capítulos do Evangelho segundo Lucas, nos trazem toda a alegria da salvação realizada por Deus na pessoa de Jesus de Nazaré. É dentro dessa tônica geral que se compreende o anúncio do anjo à mocinha de Nazaré, cujo nome era Maria. Estamos perante um relato de conteúdo altamente teológico. Vejamos os atores deste trecho:
1º: O anjo Gabriel:
É assim chamado nos lugares em que seu nome aparece na Bíblia, embora seja chamado de arcanjo nos livro de Enoque. No livro de Daniel, é um anjo que interpreta visões e explica o sentido dos setenta anos de cativeiro. No evangelho de Lucas anuncia primeiro o nascimento do precursor, João o Batista e, em seguida, a Maria o nascimento de Jesus; Provavelmente Lucas escolhe o anjo Gabriel como porta-voz de Deus por ser o único anjo ligado à promessa messiânica.
2º: Maria:
a) É a mocinha de Nazaré, e ao redor dela se desenvolvem os dois primeiros capítulos do evangelho lucano. Prometida em casamento a José, o marceneiro, da linhagem do rei Davi. Fará parte do Evangelho como a mãe de Jesus ou a mãe do Senhor.
b) A ela é dirigida a Palavra de Deus, por meio de Gabriel, seu mensageiro. Maria é convidada à alegria, pois ela é a “cheia da graça” ou a “agraciada” de Deus e o Senhor Deus está com ela. Em seguida vem o anúncio cristológico, Ela vai ter um Filho a quem dará o nome de Jesus (= Yahvé é salvação); será chamado Filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Daí, seu pai e reinará na casa de Jacó pelos séculos e seu reino não terá fim. O Espírito Santo vem sobre Maria e o poder do Altíssimo a cobre com sua sombra, pois quem vai nascer dela será Santo e será chamado Filho de Deus.
c) Este anúncio é situado em relação ao anúncio anterior de Gabriel a Zacarias (João Batista e Jesus estão unidos intimamente em missão e, em Lucas também, em parentesco)
d) A cristologia assume Maria como a Serva do Senhor (Jesus é o Servo de Yahvé) em quem se cumpre a Palavra anunciada pelo anjo.
3º: Jesus:
Nestes dois primeiros capítulos de Lucas e, especialmente, nestes versículos se resume a fé em Jesus como Rei davídico (Messias, Cristo) e Filho do Altíssimo, isto é, segundo a promessa e as esperanças messiânicas israelitas; como Filho de Deus e como Salvador, provavelmente segundo a nomenclatura divinizante greco-romana. A cristologia implícita ao longo do desenvolver do evangelho na vida adulta de Jesus, se torna explicita. No anúncio do anjo Gabriel a Maria estamos perante uma fantástica projeção teológica pós-pascal do acontecimento salvífico de Deus, operado por meio de Jesus, o carpinteiro de Nazaré, que em Lucas se anuncia ao mundo.
4º: O Espírito Santo se torna o centro da ação. Assim como Jesus é movido constantemente pelo Espírito, também a sombra do Espírito de Deus está sobre Maria, como pairou sobre a inteira criação de Deus. Estamos, pois teologicamente, perante uma nova criação, na que Jesus se anuncia como o homem novo.
Nestes dias de quaresma, que são de oração que re-situa nossas vidas perante o amor radical de Deus, manifestado na cruz de Cristo, a meditação sobre o anúncio do anjo a Maria nos coloca perante a grandeza da esperança messiânica ou cristológica na que nos situa nossa fé vivida no seguimento de Jesus.

Um comentário:

  1. O Pe. Agustín fala de uma forma simples e bela sobre o mistério da encarnação do verbo como uma nova criação. É muito bom contarmos com a sua amizade e sabedoria, o senhor é verdadeiramente um pai para nós. Obrigado, Pe. Agustín.

    ResponderExcluir