segunda-feira, 7 de março de 2011

PALAVRA DO COORDENADOR


                                                    Seminarista Luiz Carlos Alves da Silva
“Jejuou quarenta dias e quarenta noites.”
Vamos iniciar nesta quarta-feira de cinzas um novo tempo litúrgico, que é a Quaresma. São quarenta dias para a preparação da festa: a Páscoa. A liturgia nos convida ao jejum, não somente para cumprir uma lei, mas de nos tornarmos solidários com os nossos irmãos e irmãs que passam fome, que não têm o alimento necessário para o sustento de seu corpo. É tempo de penitência, de sacrifício, de renúncia. É tempo de conversão, mudança de mentalidade e do coração.
Nesse tempo forte da vida da Igreja intensificamos nossa vida de oração, na forma de súplicas, pedidos de perdão, intercessão, agradecimento, compromisso de fé, melhor participação na comunidade etc. É um tempo próprio para, nas comunidades, todos os cristãos participarem de alguma celebração penitencial (individual ou comunitária). Sobre estas três atitudes – jejum, esmola e oração – os Santos Padres fazem muitas referências. Recordemos algumas: “O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe. Oração, misericórdia, jejum: três coisas que são uma só e se vivificam reciprocamente” (São Pedro Crisólogo). “Não tem mérito nenhum negar alimento ao corpo se no coração não se renuncia à injustiça e se a língua não se abstém da calúnia” (São Leão Magno).
Na mensagem para a Quaresma de 2011 o Papa Bento XVI ressalta a relevância do Batismo como sendo uma atual fonte de conversão: “O Batismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do batizado doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo”.
No texto, o Papa afirma ainda a importância da palavra de Deus como direção para viver “com o devido empenho este tempo litúrgico precioso. Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus?”.
“Queridos irmãos e irmãs, mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração, o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso Batismo”, assim termina a mensagem do papa Bento XVI para a Quaresma 2011.
A cada ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos apresenta um tema bem presente na vivência da sociedade, procurando corrigir e aperfeiçoar, à luz da Palavra de Deus, nosso jeito como tratamos as pessoas e como nos relacionamos, sobretudo com os mais pobres e sofredores, e como procuramos ajudá-los a viver com dignidade. Neste ano a Campanha da Fraternidade (CF) nos alerta sobre a Fraternidade e a vida no planeta. Lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22) para que meditemos e reflitamos.
Que todos nós possamos abraçar esse tempo de graça, que o Senhor nos oferece!

2 comentários:

  1. Adorei o GRUPO DE VIDA JOÃO PAULO II... Está simplesmente lindo! As postagens de relevante importância! Vamos aproveitar bastante esse presente que nos é oferecido através desse blog.
    Beijos a todos os colaboradores!

    Francisquinha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa. Que o Espírito Santo ilumine as mentes que pensam para evangelizar através da internet, ensinando as pessoas a "navegarem sem afundar", como é a proposta do mundo, mas ensinando a se aprofundar utilizando esse meio de comunicação para salvar as almas.
    Parabéns!!

    Rosselini Alves

    ResponderExcluir