domingo, 27 de março de 2011

MEDITANDO COM A PALAVRA DE DEUS!

3º DOMINGO DA QUARESMA: Jesus, fonte de água viva.
Textos: Ex 17, 3-7; Sl 94; Rm 5,1-2.5-8; Jo 4,5-42

O povo de Deus continua a sua caminhada pelo deserto, mas aos poucos o povo começa a desanimar e a reclamar da situação de miséria em que se encontravam; assolados pela fome e pela sede, puseram a murmurar contra Moisés e este intercede pelo povo. Apesar das queixas e dúvida da presença de Deus, Ele não condena nem abandona o seu povo, mas providencia o alimento necessário para a caminhada rumo à terra prometida. (Ex 17,3-7). Deus caminha com seu povo.
Nesta perspectiva, a quaresma é um tempo privilegiado que a Igreja nos oferece para a nossa reflexão e nos leva a fazer a experiência com o Deus libertador e providente. Entretanto, é preciso caminhar com perseverança, confiando na presença de Deus. Pois, a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5,5).
No evangelho desse Domingo é o próprio Jesus que toma a iniciativa de ir ao encontro dos samaritanos, que eram inimigos dos judeus. Jesus pede água e estabelece um diálogo com a samaritana, é através do diálogo que se derrubam as barreiras históricas entre os povos e abre-se o caminho para a paz. Somente a paz que vem de Deus é capaz de construir a civilização do amor.
Neste encontro entre povos tão diferentes, Jesus se revela: Ele é a fonte de água viva e quem dela beber nunca mais terá sede (Jo 4, 13-14). Assim, como a samaritana somos convidados a saciarmos a nossa sede bebendo de sua palavra e nos alimentando de seu corpo e sangue na eucaristia.  
A grande novidade desse encontro é que Jesus chama a Deus de Pai. E sendo Pai de todos os povos não necessita de um lugar determinado para ser adorado. Assim, todas as nações são convidadas a adorá-lo em espírito e em verdade (Jo 4, 23-24). Do coração de todos aqueles que realmente amam e seguem Jesus brotam rios de água viva, pois testemunham com a vida o amor de Cristo e, uma vez reconciliados com ele é impossível não irradiar esse amor.


Por: Cláudio Dantas de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário