sábado, 19 de março de 2011

O QUE SABEMOS SOBRE SÃO JOSE

As notícias que temos sobre São Jose nos chegam, sobretudo, pelo Evangelho da Infância de Mateus. Em seus dois primeiros capítulos, o “mocinho” é José, noivo e esposo de Maria e pai (adotivo) de Jesus. Também os Evangelhos apócrifos e a moderna arqueologia nos trazem dados e hipóteses. Vejamos:
A)     A compreensão teológica de Mateus nos diz que:
1)      José é um homem justo. Em linguajem bíblica, é tanto quanto dizer que é santo. Porque,
2)      O justo vive da palavra de Deus, da vontade de Deus, em seu cumprimento. Assim:
a)      Quando Maria aparece grávida, ele decide, para não prejudicá-la, abandoná-la em segredo. Se a denunciasse, Maria poderia, de acordo com a lei, ser apedrejada até a morte. Mas o anjo traz mensagem da parte de Deus e José aceita Maria como esposa.
b)      Quando Herodes procura o menino para o matar, mais uma vez José obedece a voz do anjo e emigra para o rico Egito, onde havia grandes colônias judaicas,
c)       Donde voltará, seguindo novamente a mensagem do anjo, para a Judéia após a Morte de Herodes o Grande, no momento do governo de seu filho, Arquelau. Mas o destino final é Nazaré, pois a crueldade de Arquelau nada tinha a invejar àquela do pai.
3)      E tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras que Mateus, cujo evangelho é dirigido aos judeus, cita constantemente; assim, pois, estamos perante um relato francamente teológico.

B)      Também os evangelhos apócrifos (ou melhor, extra-canônicos) nos trazem algumas informações sobre Jose. Por exemplo, nos contam seu casamento com Maria. Neles encontramos que Jose era um homem de idade avançada e que tinha seus próprios filhos de um casamento anterior que seriam assim meio-irmãos de Jesus. Também nos contam a piedosa morte de Jose, sendo acompanhado por Jesus em sua última agonia, consolando-o em sua passagem para a vida eterna. Penso que nunca saberemos ao certo se estes dados são fidedignos ou não. Mas, certamente fazem parte em muitos lugares do mundo de piedosas tradições sobre São José, ao ponto de grandes obras de arte terem se inspirado neles.

C)      Também as recentes descobertas tanto da arqueologia quanto da exegese levantam hipóteses interessantes sobre José e Jesus. Sabemos que Nazaré era uma vila pequena com uns duzentos ou trezentos habitantes e, portanto, não teria muito trabalho para um “carpinteiro”. Sabemos também que a profissão de carpinteiro não era apenas, a de um homem que trabalha a madeira, mesmo que também fosse. Na realidade, a profissão de carpinteiro no século I era a que corresponderia hoje a um mestre de obras. José era um trabalhador qualificado e, conseqüentemente, Jesus também. Nazaré que era uma cidade pequena de camponeses estava situada a uns seis quilômetros de Séforis que era a capital da Galileia. No ano 4 a. C., quando Jesus teria dois ou três anos, por ocasião da morte de Herodes o Grande, havia sido completamente destruída. Fora reconstruída por Herodes Antipas na juventude de Jesus. Não poucos autores atuais pensam que tanto José quanto Jesus trabalharam na reconstrução de Séforis, cidade importante com a administração pública e uma vida cultural intensa, dado que contava até com um teatro grego. A vida de José, mas também a de Jesus foi simplesmente: trabalhar.
Resumindo e concluindo:
1)      José foi um trabalhador qualificado que, com Jesus e Maria, vive consagrado ao seu trabalho de carpinteiro ou mestre de obras;
2)      José foi um homem justo e santo. Sua vida se realizou de acordo com a Lei e a vontade de Deus.
3)      Jose foi o esposo (casto) de Maria e pai (adotivo) de Jesus, nosso Senhor. Ele cuidou deles com seu trabalho e consagração, de acordo com a vontade de Deus. Sua atuação na infância e na primeira juventude de Jesus foi decisiva.
4)      Jose morreu nos braços de Jesus e, por isso, em muitos lugares do mundo é lembrado como “Padroeiro da boa morte”.
Que São Jose seja para nós um exemplo de trabalho, de consagração e de amor a Jesus e a Maria. E que seja também nosso intercessor para que nossa passagem para a vida eterna seja como a dele: nas mãos de Jesus.

Pe. AGUSTIN CALATAYUD SALON, SJ

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pelos evangelhos sabemos muito pouco sobre a vida e a história de S.José(pai adotivo de Jesus).Portanto,esse texto vem enriquecer o nosso conhecimento a respeito do padrono da Igreja

    ResponderExcluir