terça-feira, 15 de março de 2011

1º DOMINGO DA QUARESMA - MEDITANDO COM A PALAVRA DE DEUS

A PALAVRA DE DEUS É ALIMENTO COTIDIANO

A Quaresma é o tempo propício a um maior amadurecimento da fé em Jesus, que toca os corações por sua palavra. É a palavra humilde e amorosa que tem a força transformadora de renovar o mundo, pela prática da justiça e pela fidelidade à vontade do Pai que quer vida plena para todos. A quaresma também é tempo de caminhada para nossa fidelidade na resposta ao plano de Deus.
            Deus chama o homem no mais íntimo do seu ser. A Bíblia apresenta o homem como criatura de Deus, por ele modelado com amor. Há plena harmonia entre Deus e o homem; mas o homem rompe com essa harmonia através do pecado. A desobediência quebra esse laço de amizade entre o Criador e a criatura. Sendo Deus criador do homem Ele próprio é o escultor, com as próprias mãos modela o homem. Somos modelados por Deus, por isso devemos manter esta ligação com Ele. Ou melhor, somos vasos de barro modelados por Deus.
            Faz-se necessário a cada dia dar continuidade a criação, colocando em nossos corações amor, humildade e simplicidade. Só assim estamos acolhendo e fazendo a vontade de Deus nas nossas vidas. Deus nos criou livres, e livres somos, mas precisamos optar pelo bem, afastando-nos do mal. A salvação não é mérito humano, mas pura graça de Deus, que se revela em Jesus Cristo. Cabe ao homem escolher a vida e não a morte. A graça nos reconcilia com Deus resgatando-nos de nossas misérias e a garantia da vida eterna.
            Deus retoma seu plano salvífico, ou seja, Deus recria o ser humano pelo Homem Jesus de Nazaré. O Filho de Deus é conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado: nele se concentra a fidelidade de Deus a seu plano. Em Jesus, Deus demonstra mais uma vez que não abandona o homem criado à sua imagem e semelhança.
            Nas três tentações o diabo propõe a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Lança-te daqui a baixo! “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. Aquele poder que ele não quis assumir para si contra Deus, lhe será concedido por Deus. Assim todo cristão encontra no Cristo um modelo de vida.
            A base e o alimento para Jesus no deserto é a palavra de Deus. Quem quer ser fiel a Deus deve buscar apoio na sua palavra e dela se alimentar; pois ela é o sustentáculo na nossa caminhada. Todo homem, como toda geração e toda comunidade, é chamado a reviver a mesma opção fundamental. “Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.  (Mt 4,4) Jesus vence porque  é a palavra do Pai que o guia. A centralidade da missão de Jesus é o Reino do Pai. Ele mesmo diz que o único Ser digno de adoração é Deus. Deixando de lado qualquer ideologia ou sistema religioso.

Autor: Manoel Alaíde
Correção: Pe. Agostinho Diretor Espiritual do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário