segunda-feira, 28 de março de 2011

MEMBRO DO GRUPO DE VIDA JOÃO PAULO II RECEBE O MINISTÉRIO DE ACÓLITO

“VEM E SEGUE-ME”

Hoje, nesta Segunda Feira o Grupo de Vida João Paulo II celebra com o seminarista Manoel Alaíde e seus familiares a recepção do seu acolitato conferido por sua Exª Revma Dom Matias Patrício de Macedo, o mesmo partilha conosco um pouco da sua caminhada, relatando seu chamado e as motivações que o fizeram ingressar nesta caminhada rumo ao sacerdócio. Manoel Alaíde nos disse que começou a participar da ação pastoral da Igreja por ocasião da preparação para a Crisma. Tendo concluído o período de preparação chegou o “grande dia” a cerimônia da Crisma, momento singular na minha vida. Em seguida senti-me no dever de por em prática tudo aquilo que tínhamos refletido nas reuniões. Uma frase estava sempre a ressoar em meus ouvidos: “Vem e segue-me”. Ainda com vigor de pós-crismados surgiu a ideia de formarmos um grupo de jovens, o JUPES: Jovens Unidos pela Esperança. Eis o nosso lema: Os jovens de São Mateus trabalham para crescer na fé. Fui membro do CPP, Conselho Pastoral Paroquial, fiz parte da equipe de liturgia da comunidade, catequista de Primeira Comunhão e Crisma, animador de comunidades e ministro extraordinário da Sagrada Comunhão a convite do Padre Aerton Sales da Cunha. Depois assumi a coordenação de dois setores das SMP, Santas Missões Populares que compreendia nove comunidades da Paróquia.
Senti-me atraído para participar dos encontros vocacionais. Passei três anos fazendo tal experiência. No dia 20 de fevereiro de 2005 ingressei no Seminário de São Pedro em Emaus para o ano Propedêutico. Em 2006 dar-se início uma nova etapa, os cursos de Filosofia e Teologia no mesmo Seminário maior em Natal; e já estou cursando o 4º ano de Teologia.
No que diz respeito ao âmbito pastoral, de 2007-2008 fui enviado para a Paróquia de São João Batista em Arês e Senador Georgino Avelino. Em 2009 fiz o trabalho pastoral na Paróquia de Nossa Senhora Das Dores em Brejinho e Passagem. Já em 2010 fui transferido para a Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz. E para 2011 fui convidado para fazer os trabalhos pastorais na Paróquia de São Francisco de Assis em Lagoa de Pedras e Serrinha.
No dia 14 de novembro de 2010 recebi o ministério de Leitor, conferido pelo Senhor Arcebispo da Arquidiocese de Natal Dom Matias Patrício de Macedo, onde o mesmo confere o ministério de Acólito. Receber os ministérios significa dar passos na caminhada vocacional rumo ao Sacerdócio.

Que Deus me ajude!
Manoel Alaíde da Silva

Um comentário: