quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SEMINARISTA INÁCIO PARTILHA AS ALEGRIAS DA JMJ 2011


“ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ”. (Col 2,7)

Foi norteada por esse expressivo tema que a Jornada Mundial da Juventude 2011, levou dois milhões de jovens a Madrid Espanha entre os dias 16 a 21 de agosto; sendo que as dioceses da Espanha já vivenciavam essa experiência de fé uma semana antes com a acolhida das delegações dos quatro cantos do mundo para a Pré-Jornada.
Tive a graça de ficar com um grupo de Brasileiros na Diocese de Cuidad Real, em uma província de oito mil habitantes chamada Malagón, lá vivemos momentos de missão, reflexão, e diante da imensa acolhida que o povo daquele significativo lugar nos concedeu, já sentimos uma saudade digna de uma família que ali deixamos; esses dias que passamos nas dioceses compreenderam os dias de 11 a 15.
Em seguida rumamos para Madrid para a abertura oficial da JMJ, lá já se sentia o clima de como seria a JMJ; pois para todos os lados que se olhasse se via multidões de jovens com bandeiras de seus países, com cânticos e palmas que encantava os transeuntes.
Dentro da JMJ aconteceram catequeses orientadas por um testemunho e em seguida uma palestra de um Bispo e a divisão ficava de acordo com a língua de cada delegação.
Tivemos a Via Sacra muito bem celebrada com a presença do Santo Padre, onde as imagens enormes e muito bem esculpidas representavam cada estação.
Por fim tivemos uma grande vigília em Quatro Ventos, foi um dia de muita expectativa pela chegada do Santo Padre para rezar conosco, nesse espaço de quatro ventos foi montado uma estrutura de tendas onde as pessoas podia acorrer a elas para adorar a Jesus, e também haviam padres para confissão; com a chegada do Santo Padre veio também uma verdadeira tempestade com chuva, relâmpagos e ventos fortes e o que nos deixou admirados foi o fato de Bento XVI ter permanecido firme na fé como nos propunha o tema da JMJ, ele permaneceu conosco, rezou conosco e nos emocionou com seu breve discurso.
Chegado o dia 21 todos já nos preparávamos para o grande anúncio da sede da próxima JMJ que seria dado na Missa de encerramento; foi inesquecível aquele momento, uma vez que eu e mais 21 jovens brasileiros tivemos a graça de participar da missa no próprio altar e ao passo em que o Santo Padre anunciou a JMJ 2013 no Rio de Janeiro/Brasil, não pudemos nos conter, pulávamos e cantávamos felizes com a noticia oficial.
Naquela ocasião eu e os 21 jovens brasileiros nos dividíamos para carregar a Cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora, a mim tocou receber com mais nove jovens o ícone; quando tudo terminou o Santo Padre veio em nossa direção e os que estavam do lado direito do ícone comigo pudemos falar com Ele e beijar sua mão como mostra a foto que ilustra bem esse momento; foi um momento para guardar na memória e no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário