domingo, 11 de setembro de 2011

Meditando com a Palavra!

PERDOAR (OU NÃO) SETENTA VEZES SETE VEZES

 Por: Pe. Agostinho
Diretor do Grupo de Vida
Em artigo desta semana, em periodistadigital.com, o mestre José Antonio Pagola, com relação ao perdão, nos traz o seguinte dado: “Entre os judeus era conhecido um “Cântico da vingança” de Lamek, herói lendário do deserto, que dizia assim: “Caim será vingado sete vezes, mas Lamek será vingado setenta vezes sete”.
Em Mt 18, 21-35 nos encontramos perante a questão de Pedro: “Quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim, até sete vezes?” E a resposta do Senhor: “Não digo até sete vezes, senão setenta vezes sete”.
Segundo a Bíblia, Lamek foi filho de Matusalém e morreu com 777 anos. Jesus foi filho de José e da virgem Maria. Morreu (e ressuscitou) aos 36/37 anos.
Trago a comparação para perceber o engano: a vingança é uma questão do mal em ação e de morte. O perdão trata do agir da bondade que nos leva à vida.
Nem o bem nem o mal, nem o perdão nem a vingança são questões filosóficas ou metafísicas, mas existenciais. Pois são a conseqüência de opções humanas, segundo situações e circunstâncias humanas.
A opção pelo Deus-Pai de Jesus é que nos conduz à prática do bem. O único motivo para a prática do perdão é porque o Deus e Pai do Senhor perdoa e ama sempre. Ou a razão maior de nossa vida é Deus, ou, então, a razão de nossa vida, não passa da mera circunstancialidade que vai marcar nossa tomada de decisões. Razões humanas (ou, melhor, inumanas) para a vingança, nem faltaram nem faltam em nossos dias. Leiam-se as mortes provocadas pelo terrorismo, pelas drogas, pelas guerras, pelo banditismo moderno e etc. Às vezes ouvimos o apelo de algum deus bárbaro para a vingança. Mas esses deuses não são o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo.
Ensina-nos David Flusser que a grande revolução da história provocada por Jesus, foi sua palavra: “amai vossos inimigos...”. Nunca ninguém, nem antes nem depois dele se atreveu a falar assim.
É a partir desta palavra que podemos tornar nossa vida um Cântico da Vida de Jesus. Caso contrário nossa existência não passará do Cântico da Vingança de Lamek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário