terça-feira, 3 de maio de 2011

O CONTO DA VIDA



AMIGOS QUE FAZEM INVEJA

            Esta história aconteceu na Grécia antiga. Um tirano condenou o jovem Dámon à morte por ele ter-se negado a servi-lo como os outros. Contudo, antes de cumprir a pena, o jovem pediu licença ao tirano para ir à sua cidade, do outro lado do país, a fim de se despedir da família e resolver alguns assuntos.
            O seu melhor amigo, Pítias, ofereceu-se para ficar preso no seu lugar até que Dámon voltasse. O tirano concordou, com a condição de que, se chegasse após o dia e à hora fixada, Pítias seria morto no lugar de Dámon.
            Ao ver-se livre. Dámon partiu a galope até desaparecer no horizonte. Os dias passavam e Pítias, preso numa masmorra, era objeto de gozação dos condenados:
            - Estúpido! Bem feito! Pensas que o teu “amiguinho” vai voltar? Ele está aproveitando a vida em teu lugar.
            O dia fatídico chegou. Às primeiras horas da manhã, os guardas amarraram Pítias e o levaram à presença do tirano. Este, depois de ir mais uma vez, ordenou que se cumprisse a sentença. Quando o carrasco estava quase deixando cair o machado sobre o pescoço do jovem, ouviram-se uns gritos que pediam para parar.
            Era Dámon que chegava extenuado e sem forças. Infelizmente, aconteceram vários contratempos pelo caminho que acabaram atrasando sua chegada a ponto de temer pela vida do seu amigo.
            Gastara todo o dinheiro na comprar de um cavalo, que galopou até cair morto. Daí fez o resto do caminho a pé. Mas alcançou seu objetivo, chegando antes da execução final. Os dois amigos abraçaram-se e choraram de alegria.
            O tirano, impressionado por este gesto, perdoou-o mesmo manifestando inveja por terem encontrado um tesouro tão grande: A verdadeira amizade.

Revista Fátima Missionária

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog, que o Senhor ilumine a suas vidas. permaneçam sempre anunciando a Palavra do Senhor ao Exemplo do Beato João Paulo II

    ResponderExcluir