terça-feira, 10 de maio de 2011


A FACE DE DEUS É A FACE DA MISERICÓRDIA

Por Joseilson de Oliveira
Seminarista

Caríssimos, para contemplar e compreender o mistério de Deus é necessário entrar no mistério da revelação do amor divino que foi revelado em seu filho Jesus Cristo, é nele que o Pai quis nos mostra profundamente este tão excelso e magnífico Dom.
A irmã Faustina ouviu a voz do senhor que lhe disse: como Deus é na sua essência, ninguém compreenderá, nem a inteligência dos anjos, nem a humana. e Jesus diz mais a Santa Faustina: procura conhecer a Deus refletindo sobre os seus atributos (nº 30 do livro da divina misericórdia) 
Contemplar a face do Pai é mergulhar na ação salvadora de Deus em seu filho Jesus Cristo. Essa ação podemos refletir bem na passagem do evangelho de Lucas, que fala a respeito do filho prodigo. Na verdade podemos dizer que a atitude na verdade é do Pai, portanto o Pai por sua grande  generosidade, é  em si a misericórdia infinita. Ele  encontra o filho perdido. Neste evangelho Cristo quer nos revelar a face oculta de um Deus que é pura misericórdia
Deus revela este amor a Santa Faustina dizendo: Agora reclina a tua cabeça sobre meu peito, sobre o meu coração, e tira dele força e vigor para todos os sofrimentos,porque em nenhum lugar encontraras alivio, ajuda ou consolo. ( Nº 36 do livro da divina misericórdia)
João Diz: Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele. (1Jo 4,16). E continua o evangelista João desta vez nos  convidando a vivermos este Dom divino dizendo: caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. (1Jo 4,7).
O amor de Cristo pela humanidade se dá no esgotamento total de si mesmo na cruz do calvário. Este mesmo amor é a manifestação de Deus para a humanidade, Cristo apresenta no esgotamento e com o ato concreto mostra que é a manifestação da misericórdia do Pai em sua vida e na vida de seus irmãos, que se dá a través do sangue e da água que jorra do seu coração transpassado pela lança do soldado. O fato do sangue e da água não se esgotarem mostra-nos o sinal perfeitissimo da ação divina  pois jorra  da fonte da vida e atinge a humanidade de todos os tempos. É o poço da plenitude divina é a própria graça  manifestada  na vida pagando o preço da salvação. Ela é a misericórdia de Deus revelada na face de seu Filho amado. (Jo 19, 34).
O apostolo Paulo diz a respeito deste tão puro amor de Deus: aprova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. (Rm 5,8).  Portanto Deus não revela a sua face de amor aos santos mais aos pecadores. Pois ao revelar Deus santifica a todos. Aqui todos sem exceção são justificados por Deus em seu Filho Jesus Cristo.
Caríssimos, por Cristo recebemos de Deus a nossa filiação, pois desde então não somos mais órfão, temos um Pai que nos ama de verdade. Este amor de Deus por nós é muito forte chega ate mesmo  ao ponto de nos atrair a ele, mesmo que estando distante ele vai ao nosso encontro. Lembra do filho prodigo que mesmo distante o Pais foi ao seu encontro e o abraçou e o beijou. Fez este recuperar o que tinha perdido “a sua dignidade” a sua imagem estava manchada pelo pecado.
Não importa onde e como estamos o importante é que cada um assuma aquilo que é diante de Deus. Se nós de fato somos filhos devemos dar testemunho no amor. Vês o testemunho de Cristo? O que dizes tu será que nós estamos preparados para confirmar esta graça divina de sermos na verdade filhos de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário