domingo, 17 de fevereiro de 2013

LITURGIA DOMINICAL - I DOM QUARESMA


I DOMINGO DA QUARESMA
DIA 17 DE FEVEREIRO

Jesus foi tentado no deserto

Leitura (Deuteronômio 26,4-10)
Salmo responsorial 90/91
Leitura (Romanos 10,8-13)
Evangelho (Lucas 4,1-13)
Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, palavra de Deus. 
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4). 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 


4 1 Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, 

2 onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome. 

3 Disse-lhe então o demônio: “Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão”. 
4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus’”. 
5 O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, 
6 e disse-lhe: “Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. 
7 Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu”. 
8 Jesus disse-lhe: “Está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás’”. 
9 O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; 
10 porque está escrito: ‘Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. 
11 E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra’”. 
12 Jesus disse: “Foi dito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”. 
13 Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião.

Palavra da Salvação.

COMENTÁRIO
Caríssimos. A liturgia deste domingo nos convida a refletir sobre o jejum e sobre as tentações.
     Jesus aprovou o jejum e até disse certa vez, quando os discípulos não conseguiram expulsar alguns demônios, que aquele tipo de demônio só  conseguiria ser expulso com muito jejum e oração.   Jesus não tinha pecado mais foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto para em solidão, fazer um retiro, jejuar e ser tentado.

            A alimentação regular e  sadia é indispensável ao nosso sustento, para que tenhamos saúde adequada para o trabalho e para servir a Deus com todas as nossas forças. Porém, o jejum, além da oração, é indispensável para a nossa purificação, e para vencer a todo tipo de tentações as quais estamos expostos nesta vida moderna, dominada pela ausência de limites, e que nos arrasta a todo momento para longe de Deus, para o pecado. Ao abrir um site, por exemplo, podemos nos deparar com propagandas eróticas que desviam nossos pensamentos, excitam os nossos instintos para práticas de  forma desordenada, de tal modo que se não estivermos firmes na fé, poderemos cair na tentação.

            Que nesta quaresma nós consigamos nos purificar o suficiente para merecermos estar sempre na presença de Deus, e para merecermos ser morada do Espírito Santo. Pois quem habita o abrigo do Altíssimo nenhum mal baterá a sua porta.  E quem confia em Deus, e segue seus mandamentos, mesmo se pisar em cobras e serpentes estará protegido.  Então, irmãos, vamos invocar sempre o nome do Senhor e seremos prontamente atendidos em nossas dores e tentações.  Esta é a mensagem do salmo 90 das leituras desta domingo.

            Irmãos. Não basta ter fé, se não temos a palavra de Deus gravada em nossa mente. E isso o faremos pela leitura diária, leitura não só da palavra que está na Bíblia, mas da explicação desta palavra que encontramos, por exemplo, neste Blog e outros Sites de liturgia Diária. Quando cremos, lemos e alimentamos a nossa fé pela oração, pela Eucaristia e pelo jejum, estamos preparados para pregar o Evangelho por toda parte, e assim estaremos salvos. Pois é crendo que se consegue a justiça, e é anunciando a fé que  se consegue a salvação.  "Pois todo aquele que nele crer não será confundido".  Todo aquele que crer e invocar o nome do Senhor, será salvo, não importando a raça, o credo, e a classe social.  Este é o conteúdo da carta de Paulo.

            O Evangelho nos mostra Jesus sendo tentado pelo próprio demônio. E pensar que tem gente que faz rituais de adoração ao demônio!  Que absurdo! Vamos incluir em nossas orações, pedidos de conversões desses nossos irmãos.

            O demônio nos atenta diariamente. Porém, se estivermos com Jesus, satanás não conseguirá nada.  E a nossa força para vencer as tentações, está no jejum e na oração. "Vigiai e orai para não cairdes em tentação" ...  "...não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo o mal..."  

 Sendo assim, viver longe de Deus é um risco muito grande.  Isso vemos acontecer todos os dias. Crimes bárbaros cometidos por aqueles que viraram completamente as costas para Jesus e seus ensinamentos, e que vivem a deriva, sendo presas fáceis das propostas tentadoras de satanás.

            O demônio tentou convencer Jesus a adorá-lo em troca de poderes.  Pensou que estando sem comer,  o Cristo-homem, cederia a sua tentação. Porém, o Filho de Deus não cedeu nem um milímetro.

            Caríssimos. É assim que devemos ser quando nosso colega de trabalho nos convidar a botar a mão no dinheiro da empresa, quando a vizinha vestida de forma tentadora, nos lançar um sorriso convidativo, quando na nossa ânsia de poder, formos convidados por tentadoras e DESONESTAS propostas de riqueza fácil e de cargos públicos para os quais não estamos devidamente preparados.

            Pois o pouco com Deus  é muito. Essa é uma grande verdade. Aquele pedreiro, que levantava cedo para trabalhar, não ganhava lá essas coisas. Chegava em casa cansado, mais dormia um belo sono profundo e restaurador, de quem vive em paz com sua consciência e com Deus!  O seu dinheirinho não era muito, mais dava para o sustento de sua família, a qual, era conformada com o pouco que tinha, conformada com o feijão com arroz. 

            Hoje, este mesmo homem, está com muito dinheiro, porém não tem a mesma paz de antes. Sua família vive assustada, e o seu sono não é mais tranqüilo como antes. Quando consegue cochilar, sonha que está sendo preso.   Tudo isso acontece desde aquele dia em que ele não resistiu a tentação de pegar o dinheiro que estava no cofre aberto de uma rica mansão em que ele estava reformando. Fugiu para outra cidade e escapou da prisão. Porém, não se livrou da censura constante de sua consciência moral que o condena a todo instante.

            Viver assim é como viver no inferno! Ele está decidido a se entregar a polícia. Só não o fez ainda, por que não sabe como devolver o dinheiro que ele já gastou...
            Prezados irmãos. Estamos entrando na quaresma. É hora de retiro, jejum, e muita oração. É hora de nos preparar para vencer as tentações, é hora de reparar os nossos erros, nossos pecados e viver em paz conosco, com o irmão e com Deus! Hoje Jesus nos deu o exemplo de penitência e de resistência às tentações. 
           
Vai e faça o mesmo!
Por: José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário