quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EVANGELHO DO DIA


Ano B - 07 de fevereiro de 2013
COR: verde. IV semana do Tempo Comum

Marcos 6,7-13

Aleluia, aleluia, aleluia. 

Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. 
6 7 Então, Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois; e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos. 
8 Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, senão somente um bordão; nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto; 
9 como calçado, unicamente sandálias, e que se não revestissem de duas túnicas. 
10 E disse-lhes: “Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela, até vos retirardes dali. 
11 Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, saí dali e sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra ele”. 
12 Eles partiram e pregaram a penitência. 
13 Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam. 
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho

NUNCA DESANIMAR

Desde o início, os apóstolos foram alertados para contar com contrariedades, no desenrolar da missão. Esta chamada de atenção foi importante para que não ficassem frustrados diante dos insucessos. Os apóstolos do Reino precisam ser realistas. A missão não está encerrada, só por que alguns se mostram refratários à pregação. A reação do apóstolo deve ser seguir adiante, sem deixar esmorecer seu zelo missionário.

Seria incorreto lançar impropérios contra os que não acolhem o missionário. Seria igualmente incorreto desejar para eles o castigo divino. Foi o que aconteceu, quando os discípulos pediram que Jesus mandasse fogo do céu para consumir os samaritanos que não lhes deram acolhida. O Mestre, porém, proibiu-lhes todo tipo de represália.

Aconselhava-os, no entanto, a fazer um gesto simbólico, caso não fossem acolhidos: sacudir o pó das sandálias, em sinal de protesto. Era o que os judeus costumavam fazer, quando regressavam à Palestina, depois de terem tido contato com cidades pagãs. Esse gesto continha dois significados possíveis: os que se recusam a acolher os apóstolos assemelham-se aos pagãos, e não pertencem ao verdadeiro Israel; os apóstolos não tem mais responsabilidade quanto ao destino do povo daquelas cidades, cuja poeira não querem levar consigo. Seguindo em frente, os apóstolos recomeçam a missão, sem nunca desanimar.

Fonte: http://www.domtotal.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário