segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

LITURGIA DAS HORAS - HORA MÉDIA


Hora Média
 introdução

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

HINO
Ó Deus, verdade e força
que o mundo governais,
da aurora ao meio-dia,
a terra iluminais.
De nós se afaste a ira,
discórdia e divisão.
Ao corpo dai saúde,
e paz ao coração.

Ouvi-nos, Pai bondoso,
por Cristo Salvador,
que vive com o Espírito
convosco pelo Amor.

Salmodia
-- salmodia complementar --

 Ant. 1 Conforme a vossa lei, firmai meus passos, ó Senhor!

Salmo 118(119),129-136 
XVII (Phe)

 Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O amor é o cumprimento perfeito da Lei (Rm 13,10).

129 Maravilhosos são os vossos testemunhos, *
eis por que meu coração os observa!
130 Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, *
ela dá sabedoria aos pequeninos.

131 Abro a boca e aspiro largamente, *
pois estou ávido de vossos mandamentos.
132 Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, *
como fazeis para os que amam vosso nome!

133 Conforme a vossa lei firmai meus passos, *
para que não domine em mim a iniqüidade!
134 Libertai-me da opressão e da calúnia, *
para que eu possa observar vossos preceitos!

135 Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, *
e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
136 Os meus olhos derramaram rios de pranto, *
porque os homens não respeitam vossa lei.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Conforme a vossa lei, firmai meus passos, ó Senhor!

Ant. 2 Há um só legislador e um só juiz;
quem és tu para julgar o teu irmão?

Salmo 81(82)

 Admoestação aos juízes iníquos 
Não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha (1Cor 4,5).

1 Deus se levanta no conselho dos juízes *
e profere entre os deuses a sentença:
2 'Até quando julgareis injustamente, *
favorecendo sempre a causa dos perversos?

3 Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos, *
ao pobre e ao humilde absolvei!
4 Libertai o oprimido, o infeliz, *
da mão dos opressores arrancai-os!'

=5 Mas eles não percebem nem entendem, †
pois caminham numa grande escuridão, *
abalando os fundamentos do universo!
6 Eu disse: 'Ó juízes, vós sois deuses, *
sois filhos todos vós do Deus Altíssimo!

7 E, contudo, como homens morrereis, *
caireis como qualquer dos poderosos!'
8 Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra, *
porque a vós é que pertencem as nações!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Há um só legislador e um só juiz;
quem és tu para julgar o teu irmão?

Ant. 3 Clamei pelo Senhor, e ele me escutou.

Salmo 119(120)

Desejo da paz
 Sede fortes nas tribulações, perseverantes na oração (Rm 12,12).

1 Clamei pelo Senhor na minha angústia, *
e ele me escutou, quando eu dizia:
2 'Senhor, livrai-me desses lábios mentirosos, *
e da língua enganadora libertai-me!

3 Qual será a tua paga, o teu castigo, *
ó língua enganadora, qual será?
4 Serão flechas aguçadas de guerreiros, *
acesas em carvões incandescentes.

5 Ai de mim! sou exilado em Mosoc, *
devo acampar em meio às tendas de Cedar!
6 Já se prolonga por demais o meu desterro *
entre este povo que não quer saber de paz!

7 Quando eu falo sobre paz, quando a promovo, *
é a guerra que eles tramam contra mim!'
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Clamei pelo Senhor, e ele me escutou. 

Leitura breve Sb 15,1.3 
Tu, nosso Deus, és bom e verdadeiro, és paciente e tudo governas com misericórdia. Conhecer-te é a justiça perfeita, acatar teu poder é a raiz da imortalidade. 

V. Vós, Senhor, sois clemente e fiel. 
R. Sois amor, paciência e perdão. 

Oração 
Ó Deus, senhor e guarda da vinha e da colheita, que repartis as tarefas e dais a justa recompensa, fazei-nos carregar o peso do dia, sem jamais murmurar contra a vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor. 

Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário