segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

LITURGIA DAS HORAS - LAUDES


I Semana do Saltério
Laudes 
introdução
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. 
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
 Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes. 

Hino
Clarão da glória do Pai,
ó Luz, que a Luz origina,
sois Luz da Luz, fonte viva,
sois Luz que ao dia ilumina.

Brilhai, ó Sol verdadeiro,
com vosso imenso esplendor,
e dentro em nós derramai
do Santo Espírito o fulgor.

Também ao Pai suplicamos,
ao Pai a glória imortal,
ao Pai da graça potente,
que a nós preserve do mal.

Na luta fortes nos guarde
vencendo o anjo inimigo.
Nas quedas, dê-nos a graça,
de nós afaste o perigo.

As nossas mentes governe
num corpo casto e sadio.
A nossa fé seja ardente,
e não conheça desvio.

O nosso pão seja o Cristo,
e a fé nos seja a bebida.
O Santo Espírito bebamos
nas fontes puras da vida.

Alegre passe este dia,
tão puro quanto o arrebol.
A fé, qual luz cintilante,
refulja em nós como o sol.

A aurora em si traz o dia.
Vós, como aurora, brilhai:
ó Pai, vós todo no Filho,
e vós, ó Verbo, no Pai.

Salmodia 

Ant. 1 Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, 
e de manhã já me escutais.

Salmo 5,2-10.12-13

 Oração da manhã para pedir ajuda 
Aqueles que acolherem interiormente a Palavra de Cristo nele exultarão eternamente. 

2 Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, *
atendei o meu gemido!
3 Ficai atento ao clamor da minha prece, *
ó meu Rei e meu Senhor!

4 É a vós que eu dirijo a minha prece; *
de manhã já me escutais!
– Desde cedo eu me preparo para vós, *
e permaneço à vossa espera.

5 Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, *
não pode o mau morar convosco;
6 nem os ímpios poderão permanecer *
perante os vossos olhos.

7 Detestais o que pratica a iniquidade *
e destruís o mentiroso.
– Ó Senhor, abominais o sanguinário, *
o perverso e enganador.

8 Eu, porém, por vossa graça generosa, *
posso entrar em vossa casa.
– E, voltado reverente ao vosso templo, *
com respeito vos adoro.

9 Que me possa conduzir vossa justiça, *
por causa do inimigo!
– À minha frente aplainai vosso caminho, *
e guiai meu caminhar!

10 Não há, nos lábios do inimigo, lealdade: *
seu coração trama ciladas;
– sua garganta é um sepulcro escancarado *
e sua língua é lisonjeira.

12 Mas exulte de alegria todo aquele *
que em vós se refugia;
– sob a vossa proteção se regozijem, *
os que amam vosso nome!

13 Porque ao justo abençoais com vosso amor, *
e o protegeis como um escudo!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant. Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor,
e de manhã já me escutais.

Ant. 2 Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus,
e celebrar o vosso nome glorioso.

Cântico 1Cr 29,10-13

 Honra e glória, só a Deus 
Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 1,3). 

=10 Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, †
Senhor Deus de Israel, o nosso pai, *
desde sempre e por toda a eternidade!

=11 A vós pertencem a grandeza e o poder, †
toda a glória, esplendor e majestade,*
pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!

= A vós, Senhor, também pertence a realeza, †
pois sobre a terra, como rei, vos elevais! *
12 Toda glória e riqueza vêm de vós!

= Sois o Senhor e dominais o universo, †
em vossa mão se encontra a força e o poder, *
em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

=13 Agora, pois, ó nosso Deus, eis-nos aqui! †
e, agradecidos, nós queremos vos louvar *
e celebrar o vosso nome glorioso!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant. Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus,
e celebrar o vosso nome glorioso.

Ant. 3 Adorai o Senhor no seu templo sagrado.

Salmo 28(29) 

A voz poderosa de Deus 
Do céu veio uma voz que dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu
agrado' (Mt 3,17). 


1 Filhos de Deus, tributai ao Senhor, *
tributai-lhe a glória e o poder!
2 Dai-lhe a glória devida ao seu nome; *
adorai-o com santo ornamento!

3 Eis a voz do Senhor sobre as águas, *
sua voz sobre as águas imensas!
=4 Eis a voz do Senhor com poder! †
Eis a voz do Senhor majestosa, *
sua voz no trovão reboando!

5 Eis que a voz do Senhor quebra os cedros, *
o Senhor quebra os cedros do Líbano.
6 Faz o Líbano saltar qual novilho, *
e o Sarion como um touro selvagem!

=Eis que a voz do Senhor lança raios, †
8 a voz de Deus faz tremer o deserto, *
faz tremer o deserto de Cades.

=9 Voz de Deus que contorce os carvalhos, †
voz de Deus que devasta as florestas! *
No seu templo os fiéis bradam: 'Glória!'

10 É o Senhor que domina os dilúvios, *
o Senhor reinará para sempre.
11 Que o Senhor fortaleça o seu povo, *
e abençoe com paz o seu povo!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant. Adorai o Senhor no seu templo sagrado.

Leitura breve 2Ts 3,10b-13


 Quem não quer trabalhar, também não deve comer. Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam na tranquilidade o seu próprio pão. E vós mesmos, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 

Responsório breve 
R. O Senhor seja bendito, 
* Bendito seja eternamente! R. O Senhor...
V. Só o Senhor faz maravilhas.* Bendito seja...
Glória ao Pai. R. O Senhor...

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79


Ant. Bendito seja o Senhor, nosso Deus!
O Messias e seu Precursor
68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Bendito seja o Senhor, nosso Deus!

Preces
 Glorifiquemos a Cristo, em quem habita toda a plenitude da graça e do Espírito Santo; e 
imploremos com amor e confiança: 

R.Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito! 

Concedei-nos que este dia seja agradável, pacífico e sem mancha, 
– para que, ao chegar a noite, vos possamos louvar com alegria e pureza de coração.  R. 

Brilhe hoje sobre nós a vossa luz, 
– e dirigi o trabalho de nossas mãos.R. 

Mostrai-nos vosso rosto de bondade, para vivermos este dia em paz, 
– e que a vossa mão poderosa nos proteja.R. 

Olhai com benignidade aqueles que se confiaram às nossas orações, 
– e enriquecei-os com todos os bens da alma e do corpo. R. 

(intenções livres) 

Pai nosso...

Oração
Inspirai, Senhor, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Conclusão da Hora 
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário