quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

LITURGIA DAS HORAS - VÉSPERAS


Vésperas
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino

A abstinência quaresmal
vós consagrastes, ó Jesus;
pelo jejum e pela prece,
nos conduzis.da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,
ficai presente à penitência,
pela qual vos suplicamos
para os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoai
as nossas culpas do passado;
contra as futuras protegei-nos,
manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificados
por esses ritos anuais,
nos preparemos, reverentes,
para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,
Trindade Santa, Sumo Bem.
Novos, por graça, vos cantemos
um canto novo e belo. Amém. 

 
Salmodia  
Ant. 1 Vosso saber é por demais maravilhoso, ó Senhor.  

Salmo 138(139),1-18.23-24 
Deus tudo vê 
Quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? (Rm 11,34). 
 
I
1 Senhor, vós me sondais e conheceis, *
 
2 sabeis quando me sento ou me levanto;
 = de longe penetrais meus pensamentos, †
 
3percebeis quando me deito e quando eu ando, *
os meus caminhos vos são todos conhecidos. 
4 A palavra nem chegou à minha língua, *
e já, Senhor, a conheceis inteiramente.
 –5 Por detrás e pela frente me envolveis; *
pusestes sobre mima vossa mão.
 –6 Esta Verdade é por demais maravilhosa, *
é tão sublime que não poso compreendê-la.  
7 Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? *
E para onde fugirei de vossa face?
 –8 Se eu subir até os céus, ali estais; *
se eu descer até o abismo, estais presente.
9 Se a aurora me emprestar as suas asas, *
para eu voar e habitar no fim dos mares;
 –10 mesmo lá vai me guiar a vossa mão *
e segurar-me com firmeza a vossa destra.  
11 Se eu pensasse: 'A escuridão venha esconder-me *
e que a luz ao meu redor se faça noite!'
 =12 Mesmo as trevas para vós não são escuras, †
a própria noite resplandece como o dia, *
e a escuridão é tão brilhante como a luz.  
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 

Ant. Vosso saber é por demais maravilhoso, ó Senhor.  

Ant. 2 Eu, o Senhor, vejo o mais íntimo
e conheço os corações,
recompenso a cada um conforme as obras realizadas.  
II
13 Fostes vós que me formastes as entranhas, *
e no seio de minha mãe vós me tecestes.
 =14 Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, †
porque de modo admirável me formastes! *
Que prodígio e maravilha as vossas obras!  
– Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; *
 
15 nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis,
 – quando eu era modelado ocultamente, *
era formado nas entranhas subterrâneas.
16 Ainda informe, os vossos olhos me olharam, *
e por vós foram previstos os meus dias;
 – em vosso livro estavam todos anotados, *
antes mesmo que um só deles existisse. 
17 Quão insondáveis são os vossos pensamentos! *
Incontável, ó Senhor, é o seu número!
 –18 Se eu os conto, serão mais que os grãos de areia; *
se chego ao fim, ainda falta conhecer-vos.  
23 Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, *
examinai-me e provai meus pensamentos!
 –24 Vede bem se não estou no mau caminho, *
e conduzi-me no caminho para a vida! 

Ant. Eu, o Senhor, vejo o mais íntimo
e conheço os corações,
recompenso a cada um conforme as obras realizadas.  

Ant. 3 Em Cristo é que tudo foi criado,
é por ele que subsiste o universo. 

Cântico Cf. Cl 1,12-20
 Cristo, o Primogênito de toda a criatura
e o Primogênito dentre os mortos 

=12 Demos graças a Deus Pai onipotente, †
que nos chama a partilhar, na sua luz, *
da herança a seus santos reservada!

(R. Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)

=13 Do império das trevas arrancou-nos †
e transportou-nos para o reino de seu Filho, *
para o reino de seu Filho bem-amado,
14 no qual nós encontramos redenção, *
dos pecados remissão pelo seu sangue. (R.) 

15 Do Deus, o Invisível, é a imagem, *
o Primogênito de toda criatura;
=16 porque nele é que tudo foi criado, †
o que há nos céus e o que existe sobre a terra, *
o visível e também o invisível. (R.) 

= Sejam Tronos e Poderes que há nos céus, †
sejam eles Principados, Potestades: *
por ele e para ele foram feitos.
17 Antes de toda criatura ele existe, *
e é por ele que subsiste o universo.(R.) 

=18 Ele é a Cabeça da Igreja, que é seu Corpo, †
é o princípio, o Primogênito entre os mortos, *
a fim de ter em tudo a primazia.
19 Pois foi do agrado de Deus Pai que a plenitude *
habitasse no seu Cristo inteiramente. (R.) 
20 Aprouve-lhe também, por meio dele, *
reconciliar consigo mesmo as criaturas,
= pacificando pelo sangue de sua cruz †
tudo aquilo que por ele foi criado, *
o que há nos céus e o que existe sobre a terra. (R.)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
 

Ant. Em Cristo é que tudo foi criado,
e é por ele que subsiste o universo. 

Leitura breve Fl2,12b-15a
Trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, para que sejais livres de repreensão e ambigüidade, filhos de Deus sem defeito.

Responsório breve 
R. Em Deus, cuja palavra me entusiasma,
Em Deus eu me apóio. R. Em Deus, cuja palavra.
V. Nada mais me causa medo. *Em Deus eu me apóio.
Glória ao Pai. R. Em Deus, cuja palavra.


Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55


Ant. Ao dardes esmola não saiba a esquerda o que faz a direita.

A alegria da alma no Senhor
 46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 porque olhou para humildade de sua serva, *
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez em mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor para sempre se estende *
sobre aqueles que o temem;

51 manifestou o poder de seu braço, *
dispersou os soberbos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e elevou os humildes;
53 saciou de bens os famintos, *
despediu os ricos sem nada.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido a nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ao dardes esmola não saiba a esquerda o que faz a direita.

Preces
Demos glória a Deus Pai, que no sangue de Cristo firmou 

uma nova Aliança com seu povo, e a renova pelo sacramento do altar. Peçamos com fé:

R. Abençoai, Senhor, o vosso povo!

Dirigi, Senhor, conforme a vossa vontade, as intenções dos povos e dos governantes,
- para que eles se empenhem sinceramente em promover o bem de todos. R.

Fortalecei a fidelidade daqueles que tudo abandonaram para seguir a Cristo;
- que eles dêem a todos testemunho e exemplo da santidade da Igreja. R.

Vós, que criastes o gênero humano à vossa imagem e semelhança,
- fazei que todos rejeitem qualquer desigualdade injusta. R. Abençoai, Senhor, o vosso povo! R.

Reconduzi à vossa amizade e verdade todos os que vivem afastados da fé,
- e ensinai-nos como ajudá-los eficazmente. R.

(intenções livres)

Concedei aos que morreram entrar na vossa glória,
- para que vos louvem eternamente. R.

Pai nosso...

Oração 
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário