terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

LITURGIA DAS HORAS - HORA MÉDIA


Hora Média
introdução

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

HINO

Ó Deus, verdade e força
que o mundo governais,
da aurora ao meio-dia,
a terra iluminais.
De nós se afaste a ira,
discórdia e divisão.
Ao corpo dai saúde,
e paz ao coração.

Ouvi-nos, Pai bondoso,
por Cristo Salvador,
que vive com o Espírito
convosco pelo Amor.
Salmodia
-- salmodia complementar -- 

Ant. 1 Os que amam vossa lei, ó Senhor, têm grande paz.

Salmo 118(119),161-168 XXI (Sin)
 Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
 Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes (Tg 1,22). 
161 Os poderosos me perseguem sem motivo; *
meu coração, porém, só teme a vossa lei.
162 Tanto me alegro com as palavras que dissestes, *
quanto alguém ao encontrar grande tesouro.

163 Eu odeio e detesto a falsidade, *
porém amo vossas leis e mandamentos!
164 Eu vos louvo sete vezes cada dia, *
porque justos são os vossos julgamentos.

165 Os que amam vossa lei têm grande paz, *
e não há nada que os faça tropeçar.
166 Ó Senhor, de vós espero a salvação, *
pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.

167 Obedeço fielmente às vossas ordens, *
e as estimo ardentemente mais que tudo.
168 Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; *
os meus caminhos estão todos ante vós.

        Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Os que amam vossa lei, ó Senhor, têm grande paz.

Ant. 2 A multidão dos fiéis era um só coração
e uma só alma.


Salmo 132(133)

 Alegria da união fraterna 
Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7). 
1 Vinde e vede como é bom, como é suave *
os irmãos viverem juntos bem unidos!

2 É como um óleo perfumado na cabeça, *
que escorre e vai descendo até à barba;
– vai descendo até à barba de Aarão, *
e vai chegando até à orla do seu manto.

3 É também como o orvalho do Hermon, *
que cai suave sobre os montes de Sião.
– Pois a eles o Senhor dá sua bênção *
e a vida pelos séculos sem fim.
        Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. A multidão dos fiéis era um só coração
e uma só alma.

Ant. 3 Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio,
vós que sois a minha força e salvação!

Salmo 139(140),2-9.13-14 

Tu és o meu refúgio
 O Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores (Mt 26,45). 
2 Livrai-me, ó Senhor, dos homens maus, *
dos homens violentos defendei-me,
3 dos que tramam só o mal no coração *
e planejam a discórdia todo o dia!
4 Como a serpente eles afiam suas línguas, *
e em seus lábios têm veneno de uma víbora.

=5 Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio, †
defendei-me contra o homem violento, *
contra aqueles que planejam minha queda!
=6 Os soberbos contra mim armaram laços, †
estenderam-me uma rede sob os pés *
e puseram em meu caminho seus tropeços.

7 Mas eu digo ao Senhor: 'Vós sois meu Deus, *
inclinai o vosso ouvido à minha prece!'
8 Senhor meu Deus, sois meu auxílio poderoso, *
vós protegeis minha cabeça no combate!
9 Não atendais aos maus desejos dos malvados! *
Senhor, fazei que os seus planos não se cumpram!

13 Sei que o Senhor fará justiça aos infelizes, *
defenderá a causa justa de seus pobres.
14 Sim, os justos louvarão o vosso nome, *
e junto a vós habitarão os homens retos.
        Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio,
vós que sois a minha força e salvação!

Leitura breve 1Jo 3,16 
Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 

V. Dai graças ao Senhor porque ele é bom.
R. Porque eterna é a sua misericórdia.

Oração
Senhor Jesus Cristo, que, nesta hora, com o mundo envolto em trevas, fostes elevado na cruz, como vítima inocente para a salvação de todos, concedei-nos sempre vossa luz, que nos guie para a vida eterna. Vós, que viveis e reinais para sempre.


Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário