quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

LITURGIA DAS HORAS - HORA MÉDIA


Hora Média
introdução
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
HINO
O louvor de Deus cantemos
com fervor no coração,
pois agora a hora sexta
nos convida à oração.

Nesta hora foi-nos dada
gloriosa salvação
pela morte do Cordeiro,
que na cruz trouxe o perdão.

Ante o brilho de tal luz
se faz sombra o meio-dia.
Tanta graça e tanto brilho
vinde haurir, com alegria.

Seja dada a glória ao Pai
e ao Unigênito também,
com o Espírito Paráclito,
pelos séculos. Amém.
Salmodia
-- salmodia complementar -- 

Ant. 1 Se me amais, diz o Senhor,
guardareis os meus preceitos.

Salmo 118(119),153-160 
XX (Res) 
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei 
Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,69). 

153 Vede, Senhor, minha miséria, e livrai-me, *
porque nunca me esqueci de vossa lei!
154 Defendei a minha causa e libertai-me! *
Pela palavra que me destes, dai-me a vida!

155 Como estão longe de salvar-se os pecadores, *
pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!
156 É infinita, Senhor Deus, vossa ternura: *
conforme prometestes, dai-me a vida!

157 Tantos são os que me afligem e perseguem, *
mas eu nunca deixarei vossa Aliança!
158 Quando vejo os renegados, sinto nojo, *
porque foram infiéis à vossa lei.

159 Quanto eu amo, ó Senhor, vossos preceitos! *
Vossa bondade reanime a minha vida!
160 Vossa palavra é fundada na verdade, *
os vossos justos julgamentos são eternos.
        Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Se me amais, diz o Senhor,
guardareis os meus preceitos.

Ant. 2 O Senhor te abençoe,
e possas ver a paz cada dia de tua vida.

Salmo 127(128) 
A paz do Senhor na família 
De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio). 
1 Feliz és tu se temes o Senhor *
e trilhas seus caminhos!

2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *
serás feliz, tudo irá bem!
3 A tua esposa é uma videira bem fecunda *
no coração da tua casa;
– os teus filhos são rebentos de oliveira *
ao redor de tua mesa.

4 Será assim abençoado todo homem *
que teme o Senhor.
5 O Senhor te abençoe de Sião, *
cada dia de tua vida;
– para que vejas prosperar Jerusalém*
6 e os filhos dos teus filhos.

– Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *
que venha a paz ao vosso povo!
        – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. O Senhor te abençoe,
e possas ver a paz cada dia de tua vida.

Ant. 3 O Senhor lutará contra os teus inimigos.

Salmo 128(129) 
A renovada esperança do povo oprimido 
A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta (Sto. Agostinho). 
1 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *
que o diga Israel neste momento!
2 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *
mas nunca me puderam derrotar!

3 Araram lavradores o meu dorso, *
rasgando longos sulcos com o arado.
4 Mas o Senhor, que sempre age com justiça, *
fez em pedaços as correias dos malvados.

5 Que voltem para trás envergonhados *
todos aqueles que odeiam a Sião!
6 Sejam eles como a erva dos telhados, *
que bem antes de arrancada já secou!

7 Esta jamais enche a mão do ceifador *
nem o regaço dos que juntam os seus feixes;
=8 para estes nunca dizem os que passam: †
'Sobre vós desça a bênção do Senhor! *
Em nome do Senhor vos bendizemos!'

Ant. O Senhor lutará contra os teus inimigos.

Leitura breve Sb 1,1-2 
     Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração. Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam. 

V. Confia no Senhor e faze o bem. 
R. E, sobre a terra, habitarás em segurança. 

Oração 
    Deus onipotente, em vós não há trevas nem escuridão; fazei que vossa luz resplandeça sobre nós e, acolhendo vossos preceitos com alegria, sigamos fielmente o vosso caminho. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário