quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

LITURGIA DAS HORAS - LAUDES


Laudes 
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. 
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes. 

Hino
Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.
 Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.
 A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.
 Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.


Salmodia 
Ant. 1 Meu coração está pronto, meu Deus,
está pronto o meu coração!  


Salmo 107(108) 
Louvor a Deus e pedido de ajuda 

Porque o Filho de Deus foi exaltado acima dos céus, sua glória foi anunciada por toda a terra(Arnóbio).  
2 Meu coração está pronto, meu Deus, *
está pronto o meu coração!
 –  Vou cantar e tocar para vós: *
desperta, minh'alma, desperta!
 –3 Despertem a harpa e a lira, *
eu irei acordar a aurora! 
4 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *
dar-vos graças por entre as nações!
5 Vosso amor é mais alto que os céus, *
mais que as nuvens a vossa verdade!  
6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!
7 Sejam livres os vossos amados, *
vossa mão nos ajude, ouvi-nos!  
=8 Deus falou em seu santo lugar: †
'Exultarei, repartindo Siquém, *
e o vale em Sucot medirei.
 =9 Galaad, Manassés me pertencem, †
Efraim é o meu capacete, *
e Judá, o meu cetro real.

=10 É Moab minha bacia de banho, †
sobre Edom eu porei meu calçado, *
vencerei a nação filistéia!' 
11 Quem me leva à cidade segura, *
e a Edom quem me vai conduzir,
12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo *
e não mais conduzis nossas tropas?
13 Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia, *
nada vale o socorro dos homens!
14 Mas com Deus nós faremos proezas, *
e ele vai esmagar o opressor.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Meu coração está pronto, meu Deus,
está pronto o meu coração! 

Ant. 2 Deus me envolveu de salvação qual uma veste,
e como manto da justiça me cobriu.  

Cântico Is 61,10– 62,5 
A alegria do profeta sobre a nova Jerusalém 

 Vi a cidade santa, a nova Jerusalém,. vestida qual esposa enfeitada para o seu marido (cf. Ap 21,2).  
61,10Eu exulto de alegria no Senhor, *
e minh'alma rejubila no meu Deus.
 – Pois me envolveu de salvação, qual uma veste, *
e como manto da justiça me cobriu,
 – como o noivo que coloca o diadema, *
como a noiva que se enfeita com suas jóias.  
– 11 Como a terra faz brotar os seus rebentos *
e o jardim faz germinar suas sementes,
– o Senhor Deus fará brotar sua justiça *
e o louvor perante todas as nações.  
– 62,1 Por ti, Sião, não haverei de me calar, *
nem por ti, Jerusalém, terei sossego,
 – até que brilhe tua justiça como a aurora *
e a tua salvação como um farol.  
– 2 Então os povos hão de ver tua justiça, *
e os reis de toda a terra, a tua glória;
 – todos eles te darão um nome novo: *
enunciado pelos lábios do Senhor.
 – 3 Serás coroa esplendorosa em sua mão, *
diadema régio entre as mãos do teu Senhor.  
4 Nunca mais te chamarão 'Desamparada', *
nem se dirá de tua terra 'Abandonada';
 – mas haverão de te chamar 'Minha querida', *
e se dirá de tua terra 'Desposada'.
 – Porque o Senhor se agradou muito de ti, *
e tua terra há de ter o seu esposo.   
– 5 Como um jovem que desposa a bem-amada, *
teu Construtor, assim também, vai desposar-te;
 – como a esposa é a alegria do marido, *
serás assim a alegria do teu Deus.  
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 

Ant. Deus me envolveu de salvação qual uma veste,
e como manto da justiça me cobriu. 

Ant. 3 Bendirei ao Senhor toda a vida.  

Salmo 145(146) 
Felicidade dos que esperam no Senhor 
 Louvamos o Senhor em nossa vida, isto é, em nosso proceder (Arnóbio).

  
=1 Bendize, minh'alma, ao Senhor! †
 
2 Bendirei ao Senhor toda a vida, *
cantarei ao meu Deus sem cessar!  
3 Não ponhais vossa fé nos que mandam, *
não há homem que posa salvar.
 =4 Ao faltar-lhe o respiro ele volta †
para a terra de onde saiu; *
nesse dia seus planos perecem.  
=5 É feliz todo homem que busca †
seu auxílio no Deus de Jacó, *
e que põe no Senhor a esperança.
6 O Senhor fez o céu e a terra, *
fez o mar e o que neles existe.  
– O Senhor é fiel para sempre, *
 
7 faz justiça aos que são oprimidos;
 – ele dá alimento aos famintos, *
é o Senhor quem liberta os cativos.  
=8 O Senhor abre os olhos aos cegos, †
o Senhor faz erguer-se o caído, *
o Senhor ama aquele que é justo. 
 =9 É o Senhor quem protege o estrangeiro, †
quem ampara a viúva e o órfão, *
mas confunde os caminhos dos maus.  
=10 O Senhor reinará para sempre! †
Ó Sião, o teu Deus reinará *
para sempre e por todos os séculos!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 

Ant. Bendirei ao Senhor toda a vida.  


Leitura breve Dt 7, 6b.8-9 
O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres  seu povo preferido porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos.

Responsório breve
 R. Deus nos amou por primeiro,
Ele fez aliança conosco. R. Deus.
V. Sem medida é a sua ternura!
Ele fez. Glória ao Pai. R. Deus nos amou.



CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79


Ant. Jejuai sem ficar tristes: não façais como os hipócritas.


O Messias e seu Precursor 
68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
que a seu povo visitou e libertou;

69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,

71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança

73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

78 pelo amor do coração de nosso Deus, *
Sol nascente que nos veio visitar

79 lá do alto como luz resplandecente *
a iluminar a quantos jazem entre as trevas

= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-nos no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Jejuai sem ficar tristes: não façais como os hipócritas.

Preces 
Demos graças a Deus Pai, que nos concede o dom de iniciar hoje o tempo quaresmal. Supliquemos que durante estes dias de salvação ele purifique e confirme os nossos corações na caridade, pela vinda e ação do Espírito Santo. Digamos, pois, cheios de confiança:

R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo! 


Ensinai-nos a saciar o nosso Espírito, 
– com toda palavra que brota dos nossos lábios. R. 

Fazei que pratiquemos a caridade, não apenas nas grandes ocasiões.
– mas principalmente no cotidiano de nossas vidas. R. 

Concedei que saibamos renunciar ao supérfluo,
– para podermos socorrer os nossos irmãos necessitados. R. 

Dai-nos trazer sempre no nosso corpo os sinais da paixão de vosso Filho,
– vós que nos deste a vida em seu corpo. R.


(intenções livres)

Pai nosso...

Oração 
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário