terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

LITURGIA DAS HORAS - HORA MÉDIA


Hora Média
 introdução
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino 

Ó Deus, verdade e força
que o mundo governais,
da aurora ao meio-dia,
a terra iluminais.
De nós se afaste a ira,
discórdia e divisão.
Ao corpo dai saúde,
e paz ao coração.

Ouvi-nos, Pai bondoso,
por Cristo Salvador,
que vive com o Espírito
convosco pelo Amor.
Salmodia
-- para salmodia complementar: clique aqui -- 


Ant. 1 Feliz o homem que na lei
do Senhor Deus vai progredindo.

Salmo 118(119),1-8
I (Aleph) 

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei 
Isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos (1Jo 5,3). 
1 Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *
que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
2 Feliz o homem que observa seus preceitos, *
e de todo o coração procura a Deus!

3 Que não pratica a maldade em sua vida, *
mas vai andando nos caminhos do Senhor.
Os vossos mandamentos vós nos destes, *
para serem fielmente observados.

5 Oxalá seja bem firme a minha vida *
em cumprir vossa vontade e vossa lei!
6 Então não ficarei envergonhado *
ao repassar todos os vossos mandamentos.

7 Quero louvar-vos com sincero coração, *
pois aprendi as vossas justas decisões.
8 Quero guardar vossa vontade e vossa lei; *
Senhor, não me deixeis desamparado!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Feliz o homem que na lei
do Senhor Deus vai progredindo.

Ant. 2 Meu coração, por vosso auxílio, rejubile!

Salmo 12(13)

 Lamentação do justo que confia em Deus
 Que o Deus da esperança vos encha da alegria (Rm 15,13). 
2 Até quando, ó Senhor, me esquecereis? *
Até quando escondereis a vossa face?

=3 Até quando estará triste a minha alma? †
e o coração angustiado cada dia? *
Até quando o inimigo se erguerá?

=4 Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! †
Não deixeis que se me apague a luz dos olhos *
e se fechem, pela morte, adormecidos!

=5 Que o inimigo não me diga: 'Eu triunfei!' †
Nem exulte o opressor por minha queda, *
6 uma vez que confiei no vosso amor!

– Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, *
e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Meu coração, por vosso auxílio, rejubile!

Ant. 3 À humanidade, quando imersa no pecado,
o Senhor manifestou sua bondade.

Salmo 13(14) 

A insensatez dos ímpios 
Onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça (Rm 5,20). 
1 Diz o insensato em seu próprio coração: *
'Não há Deus! Deus não existe!'
– Corromperam-se em ações abomináveis. *
Já não há quem faça o bem!

2 O Senhor, ele se inclina lá dos céus *
sobre os filhos de Adão,
– para ver se resta um homem de bom senso *
que ainda busque a Deus.

3 Mas todos eles igualmente se perderam, *
corrompendo-se uns aos outros;
– não existe mais nenhum que faça o bem, *
não existe um sequer.

4 Será que não percebem os malvados *
quanto exploram o meu povo?
– Eles devoram o meu povo como pão, *
e não invocam o Senhor.

5 Mas um dia vão tremer de tanto medo,*
porque Deus está com o justo.
6 Podeis rir da esperança dos humildes, *
mas o Senhor é o seu refúgio!
7 Que venha, venha logo, de Sião *
a salvação de Israel!

– Quando o Senhor reconduzir do cativeiro *
os deportados de seu povo,
– que júbilo e que festa em Jacó, *
que alegria em Israel!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. À humanidade, quando imersa no pecado,
o Senhor manifestou sua bondade.

Leitura breve Pr 3,13-15 
Feliz o homem que encontrou a sabedoria, o homem que alcançou a prudência! Ganhá-la vale mais do que a prata, e o seu lucro mais do que o ouro. É mais valiosa do que as pérolas; nada que desejas a iguala. 

V. Vós amais os corações que são sinceros.
R. Na intimidade me ensinais sabedoria.

Oração 

Ó Deus, que revelastes a Pedro vosso plano de salvação para todos os povos, fazei que nossos trabalhos vos agradem e, pela vossa graça, sirvam ao vosso desígnio de amor e redenção. Por Cristo, nosso Senhor. 

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário