terça-feira, 9 de agosto de 2011

O CONTO DA VIDA

O PADRE E O VAQUEIRO

Houve um padre muito inteligente. Ele tinha grandes conhecimentos sobre a Bíblia. Estudava teologia nas maiores cidades do País.

Um dia ele recebeu uma missão. Devia pregar a palavra de Deus numa cidade afastada da capital. Sua missão era combater as heresias e catequizar aquele povo pagão e ignorante.

O padre foi movido por um forte ardor missionário, convicto de que podia cumprir a missão tranquilamente. Quando chegou à cidade, pôs-se a visitar casa por casa. Convidava a todos, sem exceção, para que comparecessem no final de semana na igreja da cidade.

O padre utilizou os dias antecedentes para preparar o sermão. Preparou e preparou...

No dia marcado, estava ele de pé, na porta da igreja, esperando pelo povo. Mas, o único que apareceu foi um simples vaqueiro que entrou sem ser visto pelo padre. Impaciente, mas vendo o vaqueiro dentro da igreja, aproximou-se dele e perguntou:

- Senhor, onde está o povo?

- Não sei não, sinhô!

- Então, como não apareceu ninguém, o senhor está dispensado. Passe bem.

- Mas, seu moço, quando eu chamo minhas vaquinhas ao curral para tratar delas, e elas não vêm, ou só vem uma, eu trato dela assim mesmo!

O padre ficou com vergonha e mudou de ideia. Resolveu explicar as escrituras para o vaqueiro. Assim, falou e falou..., falou e falou..., falou como se a igreja estivesse lotada. Depois de duas horas de falatório, dirigiu-se ao vaqueiro e perguntou:

- Então, o senhor gostou do que eu falei? Entendeu a palavra de Deus?

- Seu moço, o senhor falou muito bonito, prestei muita atenção, só não entendi muito bem. Só posso dizer uma coisa: quando eu trato de uma vaquinha, eu ponho capim só pra ela e não a ração para todo o rebanho.

Braz Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário