domingo, 7 de agosto de 2011

MEDITANDO A PALAVRA

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM
VERDADEIRAMENTE TU ÉS FILHO DE DEUS

Por: Seminarista Joseilson Oliveira

Mateus apresenta para nós, como deve ser os imitadores de Cristo na dimensão missionária. Ser missionário não basta andar com Jesus é necessário compreender o mistério de sua presença em meio ás diversas cituações existentes na nossa caminhada. O verdadeiro missionário deve em si tomar iniciativa, mas antes, ele deve sai da presença de muitos para estar na intimidade de Deus em oração. Como Jesus fez antes de agir na multiplicação dos pães.

Caríssimos: Jesus nos leva a compreender a necessidade de estarmos mais próximos de Deus. Ele mesmo sobe a uma montanha para estar em intimidade com o Pai em oração. Tomando esta decisão Jesus chama-nos a atenção para buscarmos sempre fazer a vontade do Pai. A oração é o condutor daquele que busca em Deus a sua orientação para ir á missão.

Quando nós nos deparamos diante de situações adversas, mostrando-nos frágeis, pelo fato das ondas do mar estar agitadas, devemos trazer no coração a certeza de que nada pode nos abalar. De fato a comunidade dos discípulos se sente desprotegida. Pois os ventos e as águas agitadas provocam medo a eles.

Mediante a situação Jesus vai ao encontro dos discípulos. Aqui Mateus mostra que é o próprio Jesus que toma iniciativa de ir ao encontro deles, em plena madrugada. Revela o mistério da palavra que aponta a presença de Deus na vida do seu povo; o Emanuel. “o Deus conosco” mesmo nas diversidades da vida Jesus nunca nos abandona ele estar perto daqueles que o invoca, por isso devemos trazer no coração a certeza de que Deus está sempre a nos proteger.

Diante da situação em que os discípulos se encontram, eles confundem o mestre com um fantasma. E gritaram de medo. Então Jesus diz para todos: Coragem! Sou Eu. Não tenhas medo! Pedro diz: Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água. Tomar coragem (cf. Jo 16,33). Tende confiança (At 23,11).

Pedro caminha nas águas em direção a Jesus, mas o vento o proíbe de se aproximar. Na verdade encontramos muitas dificuldades no caminho da missão. O vento sopra contrario ao plano de Deus e às vezes nos deixa perturbados; e caímos nos nossos medos, chegando até mesmo a nos afundar nos mares deste mundo. Pedro reconhece em Jesus seu Senhorio dizendo ele: Senhor, Salva-me!. Subindo Jesus com os discípulos no barco tudo se acalma e volta ao normal. Jesus tem o poder sobre a sua criação. Vento e água.

Ao ajoelhar os discípulos reconheceram o Senhorio de Jesus dizendo: Verdadeiramente Tu és o Filho de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário