quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ESCOLHER A MELHOR PARTE!


No momento da Anunciação, o anjo Gabriel dá-lhe como nome próprio o nome de Jesus, que exprime ao mesmo tempo sua identidade e missão. Em Jesus, portanto, Deus recapitula toda a sua historia de salvação em favor dos homens. É enviado pelo Pai para desenvolver sua missão na terra; missão de salvar a humanidade. Durante toda história, Deus, continua chamando operários para sua messe. É extremamente honroso saber que Deus, o Todo Poderoso, quer contar com a nossa pequenez.

No mês dedicado ás vocações, quero refletir, com especial enfoque, sobre a minha história vocacional. Desde criança sentia-me atraído para participar da Missa, mas meus pais não eram católicos praticantes. Daí começou a preparação para a crisma e eu decidi fazer parte. Depois de um ano de preparação chegou o grande dia, a cerimônia da crisma, momento singular na minha vida. Em seguida senti-me no dever de praticar tudo aquilo que havia refletido durante a preparação. Uma frase estava a ressoar em meus ouvidos: “Vem e segue-me”. Jesus não chama os privilegiados, mas homens e mulheres que tem o coração aberto e atento para ouvir Sua voz inconfundível, cada um com uma determinada vocação. Seguir Jesus é uma resposta que depende de cada um. Logo uma citação bíblica me chamou a atenção: “Meu filho se queres entrar na vida observa os mandamentos” (Mt 19,17). Entendo que para entrar no Reino dos Céus não é preciso ser intelectual, conhecedor das leis, mas fazer a vontade do Pai, e fazer a vontade de Deus, é amar e estar próximo daqueles que mais necessitam.

Com o fervor de pós-crismado, participei por alguns anos do grupo de jovens da comunidade e era membro da liturgia. Em seguida recebi um convite especial do Padre Aerton para receber o mandato de ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. A princípio fiquei receoso, pois me sentia indigno para assumir uma responsabilidade tão sublime. Como foram gratificantes as várias vezes que saía de casa para levar o Santíssimo Sacramento aos enfermos e idosos que não podiam mais ir à Igreja. Sinto-me feliz porque na ultima hora de muitos, pude levar o conforto espiritual. Dirigia a Celebração da Palavra todos os domingos na comunidade. Fiz parte do Projeto Semear (movimento que motivou a ação pastoral da Paróquia); dando continuidade com as Santas Missões Populares (SMP). Com isto, fui escolhido para coordenar dois setores, que compreende nove comunidades da Paróquia. Imbuído pelo espírito missionário, senti-me atraído para fazer os encontros vocacionais, ou seja, discernir melhor a vocação. Após uma conversa com Padre Aerton, ele me orientou para participar dos encontros vocacionais; foram necessários três anos para tal experiência. Lembrando que, em 2005 fui convocado para ingressar no Seminário de São Pedro, iniciando uma formação específica; nestes sete anos de convivência interna tive a oportunidade para crescer em todas as dimensões que a formação exige. Tudo isso amparado pela reflexão filosófica e teológica. Reconheço que o Seminário é a terra onde a semente se desenvolve e cresce.

Viver pra mim é Cristo
Sem. Manoel Alaíde

Nenhum comentário:

Postar um comentário