domingo, 3 de julho de 2011

SEMINARISTA HIPOLITO CONFERE PALESTRA PARA CASAIS

ENCONTRO PARA CASAIS – PARELHAS/RN
TEMA: EUCARISTIA: PÃO NOSSO DE CADA DIA

O Santíssimo Sacramento! O nosso Salvador instituiu na Última Ceia, na noite em que foi entregue, o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue, para perpetuar no decorrer dos séculos, até ele voltar, o sacrifício da cruz, e para confiar, assim, à Igreja, sua amada esposa, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da glória futura” (n. 1323). Estas palavras resumem de modo admirável o sentido e a riqueza da Eucaristia. Já aqui é interessante observar algo muito importante: quando falamos em Eucaristia não estamos pensando primeiramente na hóstia e no vinho consagrados, mas sim na Celebração eucarística, isto é, na Missa, sacrifício eucarístico do Corpo e do Sangue do Senhor, para perpetuar no decorrer dos séculos, até que ele venha, o sacrifício da cruz!
Assim, celebrar a santa Eucaristia é bendizer e agradecer a Deus por tudo que nos fez pelo seu santo Filho Jesus. Onde a Comunidade se reúne para a Eucaristia, aí está a Igreja, povo de Deus reunido no único Espírito Santo, para oferecer o único sacrifício do Filho Jesus para a glória do Pai e salvação do mundo inteiro.
Celebrar a Páscoa do Senhor exige do cristão a missão de testemunhar e anunciar o Cristo. É como se, ao final da Celebração, fosse-nos dito: agora que vocês participaram do Corpo e do Sangue do Ressuscitado, vão pelo mundo e testemunhem sua vitória. Ele está vivo! Vocês, que comeram e beberam com ele, serão testemunhas disso até os confins da terra! Partilha a mesa quem partilha a vida!
São Justino, mártir, explicava: “Este alimento é chamado entre nós de Eucaristia, do qual a nenhum outro é permitido participar, senão a quem crê que nossa doutrina é verdadeira e que foi purificado com o Batismo para o perdão dos pecados e para a regeneração e que vive como Cristo nos ensinou. Porque estas coisas, nós não as tomamos como pão comum nem bebida comum, mas assim como o Verbo de Deus, havendo-se encarnado em Jesus Cristo, nosso Salvador, tomou carne e sangue para nossa salvação, assim também nos foi ensinado que o alimento eucaristizado mediante a palavra da oração que vem dele... é a carne e o sangue daquele Jesus que se encarnou!”Notemos como aparece claríssima a convicção de que o pão e o vinho eucaristizados (consagrados) são verdadeiramente corpo e sangue do Senhor!
Gostaria de terminar com as palavras de São João Crisóstomo: “Ó Filho de Deus, faz-me hoje participante do teu místico Banquete. Não entregarei o teu Mistério aos teus inimigos nem te darei o beijo de Judas. Mas, como o ladrão, eu te digo: Recorda-te de mim, Senhor, quando estiveres no teu Reino!”
Fonte: Reflexões sobre a Eucaristia de Dom Henrique Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário