domingo, 3 de julho de 2011

14 DOMINGO DO TEMPO COMUM

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS

Sem. Manoel Alaíde
4º ano de Teologia

Pedro e Paulo, dois grandes personagens e fundamentos do cristianismo da primeira hora, inspiram a nossa reflexão de hoje. Os nomes Pedro e Paulo já nos revelam algo da missão de cada um deles. Pedro significa pedra e gruta escavada na rocha. Paulo, por sua vez, significa de baixa estatura. Já Saulo, primeiro nome de Paulo, antes de sua conversão, que significa o implorador. Paulo lutou fervorosamente contra o cristianismo. De perseguidor tornou-se o maior missionário no anuncio de Jesus ressuscitado. "Em vão seria a nossa fé se Cristo não tivesse ressuscitado" (1 Cor 15,17), pregava com ardor, embora não tivesse conhecido Jesus de Nazaré. Ambos conheceram a morte por meio do martírio, entre os anos 64 e 67 a. C.; em Roma. Paulo morreu decapitado, e Pedro, crucificado de cabeça para baixo.
Pedro e Paulo são como ancoras da nossa fé. Eles representam um misto de fraqueza e de fé, desespero e confiança nas palavras e na ressurreição de Jesus, mas também de rocha, pedra que sustenta, e de gruta, a comunidade que acolhe os pobres desvalidos. As figuras de Pedro e Paulo nos chamam a atenção para a Igreja na sua universalidade. Como eles, somos chamados a testemunhar o reino e a continuar a sua construção, lutando por um mundo de paz e de bem "sob a rocha" da vida moderna.  
Os que são Igreja devem estar em união com a pessoa do Papa, dos Padres e Leigos e nos ensinamentos que a Tradição nos ensina. São conhecidos como colunas da Igreja; porque foram homens corajosos no anuncio do Reino de Deus. O mundo de hoje precisa de homens e mulheres corajosos para defender a bandeira do cristianismo diante do secularismo. Que tenhamos os mesmos sentimentos desses apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário