sábado, 9 de julho de 2011

“Nossa característica é amar”

A UNIDADE DOS CRISTÃOS

Dom Sinésio Bohn
Bispo Emérito de Santa Cruz do Sul – RS

Há uns sete anos uma comunidade gaúcha fez uma celebração com representantes de várias Igrejas. O templo amanheceu com a seguinte frase na porta principal: “Aqui o demônio negocia a fé”.
Já um católico contrário ao movimento ecumênico escreveu a seguinte jóia: “O Espírito Santo nunca entra numa igreja protestante; e se ele age ali de alguma forma é somente em busca da unidade”.
Em 1964 os bispos católicos do mundo inteiro, reunidos em Roma, disseram que o movimento em prol da unidade dos cristãos é obra do Espírito Santo, não do demônio. Esta posição foi assumida por 2.137 bispos.
Antes de 1964 os católicos pensavam que as Igrejas reunidas no Conselho Mundial de Igrejas, com sede em Genebra (Suíça), estavam discutindo qual seria a verdadeira Igreja de Jesus Cristo. O Papa Pio XII enviara um representante pessoal, mas a Igreja Católica não participava oficialmente do movimento ecumênico. Agora está claro que não se discute qual a verdadeira Igreja, mas cada Igreja conserva sua identidade, sua fé, e juntas buscam a unidade em Cristo.
Aliás, foi Jesus mesmo que pediu aos discípulos para ficarem unidos. Orou ao Pai assim: “Para que sejam plenamente um; eu neles e tu em mim, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste” (Jo 17, 23) .
Não faz muito, numa reunião de focolares, fiquei encantado com a pedagogia para com as famílias. Um menino de 10 anos foi perguntado: Qual a nossa característica principal? O menino respondeu na ponta da língua: “Nossa característica é amar”.
Mas há muita gente que não ama! E o pequeno: “amar por primeiro”.
Há gente má, que nos persegue! Resposta: “Amar a todos, amar os inimigos”.
Como isto é possível? Resposta: “Amar a Jesus no outro”.
O contrário é o fundamentalismo, que vê o demônio no diferente. Conduz à guerra, a violência. Neste contexto a cada cinco minutos morre um cristão por causa de sua fé.
Bem escreveu o Apóstolo João: “O mandamento que Deus nos deu é este: quem ama a Deus, ame também seu irmão”. (1 Jo 4, 21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário