quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MONOGRAFIA


O Profetismo no Novo Testamento

O trabalho tem como objetivo apresentar o profetismo no Novo Testamento. A pesquisa resalta que a profecia por sua vez, parece está silenciosa ou que desapareceu. Faz uma reflexão a partir de João Batista que é visto como mais que um profeta, pois tem a missão de preparar os caminhos do Senhor. O principal enfoque se dá em Jesus de Nazaré que se comporta como profeta. Chama-nos a atenção para que sejamos de fato profetas nas nossas ações, pois parece não mais sentir a presença do profetismo; já que é dom gratuito de Deus a cada um.

Precisamos de profetas, pois são próprias da época suas preocupações; com isso faz-se necessário à profecia contra as instituições injustas, indivíduos e poderes que oprimem e cumulam bens para si em meio a tantos famintos, desabrigados sem voz e vez; deve-se denunciar o sistema capitalista, as estruturas tecnológicas que trazem avanço, mas também tem suas maléficas.

As pregações de Jesus incomodaram muita gente, porque Ele denunciava toda e qualquer estrutura que não promovesse a justiça e a fraternidade. Como cristãos, nos comprometemos em promover uma sociedade mais justa, observando os valores do Reino. No NT, depois de Jesus quem se destaca na profecia é São Paulo, com seus ensinamentos e exortações, querendo tornar uma Igreja renovada. É louvável lembrar que o papel do profeta não é só ler as Escrituras, mas dar testemunho com a própria vida. É preciso combater as falsas doutrinas e ideologias que atacam a sociedade. A essência da missão da Igreja é anunciar o Reino de Deus, e deve anunciar com todo vigor se utilizando dos homens e mulheres pela a ação do Espírito Santo.

Sem. Manoel Alaíde da Silva (4 ano de Teologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário