domingo, 20 de novembro de 2011

MEDITANDO A PALAVRA


SOLENIDADE DE CRISTO REI

Hoje a Igreja celebra a festa de Cristo Rei. Entender o que é reinado de Cristo significa entender a expressão máxima do Amor. Seu Reino é a vitória definitiva do Amor. A realiza de Cristo é, pois, a realiza de todos nós. Nosso Reino se faz na vivência da justiça e da caridade. E a realiza de Cristo manifesta-se definitivamente em sua Ressurreição-Ascensão. Cristo é Rei e nós somos reis com ele.

Os cristãos são chamados a criar na terra esse Reino, que é comunhão entre todos e um sinal de comunhão com Deus. Esta é a decisiva manifestação de que Cristo é Rei. Rei pela paz e pela unidade, Rei da reconciliação e do perdão.

Este relato da descrição do julgamento final pode ser interpretado de dois modos, dependendo de como entendemos a palavra irmão. Entendida em sentido genérico, designa qualquer homem (ser humano). Nesse caso, a exortação se refere a todos os homens (todos os seres humanos); Jesus está presente em qualquer faminto, sedento, forasteiro, sem roupa, enfermo ou encarcerado.

Entendida em sentido mais restrito, a palavra irmão designa os membros da comunidade cristã, à qual Mateus escreve o seu Evangelho, e, portanto, a exortação se refere somente aos cristãos famintos, sedentos...

Mateus convida sua comunidade a recriar a solidariedade recíproca que deve reinar na nova família convocada por Jesus. A exortação das parábolas precedentes, a estarmos vigilantes e atentos, adquire uma grande força à luz desse relato final. Estar vigilante e preparados consiste em viver segundo o mandamento do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário