quarta-feira, 14 de março de 2012

REFLORESCER DA LUZ

A clara luz chega ao seu declínio;
A flor dos campos desseca e cai no chão;
Gemina um jardim florido de uma única flor;
Flores diversas e diferentes aromas,
mas que em um único recito encanta os olhos de quem as vê;
A potência da semente atualizou a sua existência;
Deu a Igreja um entrelace de raízes que envolvem os indiferentes
E une os distanciados pelos limites.

O amanhecer do dia 14 de março de 2008 a semente caiu no chão e fez florescer de modo mais significativo um sonho, não humano, mas de Deus e comum a todos que souberam beber da fonte da Unidade.
Àqueles que a chamam de profetisa da unidade, bem o fizeram, pois compreenderam a sua tentativa de unir o único rebanho de Cristo num mesmo redil da fé. Mas, para tal, não é necessário um esforço sobreposto à capacidade humana, segundo ela, basta por em termo a necessidade vital de o homem ser amado e, portanto, também amar com um amor semelhante ao de Cristo: “capaz de doar-se”. A sua experiência vivenciada em sua aliança de amor com o Abandonado faz florescer uma nova face no cristianismo, que na realidade nunca deixou de existir, apenas foi submersa com o tempo. O olhar sobre o mundo e sobre o outro toma uma nova dimensão de entrega total e gratuita. A capacidade de apaixonar-se pela vida do outro assume o caráter de apaixonar-se pela própria vida, pois, ao contemplar o outro eu me percebo. Mas como pode tão grande inspiração divina em meados à guerra que destruía tantos corpos e sonhos? Só quem é capaz de perceber Deus em meio a uma destruição horrenda é capaz de retirar o perfume da paz dentro dela.
Em nossos tempos, na pessoa de Chiara, o sonho de Cristo “Pai que todos sejam um” assume uma concretude tamanha que escandaliza os que desconhecem o mistério. O escândalo que os apóstolos provocaram repete-se na modernidade: “Vejam como eles se amam”. Tal escândalo tem o seu cume na aliança de amor selada por Chiara com o sinal dos cravos, que remete intuitivamente a Trindade, e é o modelo de entrega e correlação.
Tendo passado à terra Chiara lançou as sementes, regou-as e colheu-as, porém com sua morte, mais uma vez a semente é lançada, para que, os que aqui ficaram possam fazer o mesmo percurso regando-as e colhendo-as . Após quatro anos de sua entrada do Reino, queremos repetir com o papa João Paulo II se referindo a Francisco de Assis, mudando apenas a pessoa direcionada “O mundo tem saudades de ti”. Ajudai-nos Chiara a evidenciar na nossa vida o que o seu nome nos remete.

(GEN’S NATAL- RN)

Um comentário:

  1. Que Deus em sua infinita sabedoria continue a inspirar pessoas com este mesmo ardor de se consumir pela unidade. Ut omnes unum sint!!!

    ResponderExcluir