domingo, 4 de março de 2012

'Este é meu Filho'


2° Domingo da Quaresma

“Os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós”... Observando essa atitude vemos que Jesus quer revelar a seus discípulos que sua hora está chegando, que a transfiguração é uma preparação para o que está para acontecer. Deste modo, Ele fundamentava solidamente a fé deles, pois, de alguma forma, tudo era muito impreciso, por mais que se tinha acontecido muito de extraordinário diante de todos. Era preciso! A hora se achegava, Jesus tinha que ter uma certeza de quem Ele era para os seus, pois, a opinião do mundo Ele já sabia, os discípulos já haviam dito... Então, com isso, com essa convicção, o Senhor vai formando, estreitando seu objetivo, o conduzir a humanidade a Deus. Tendo então consigo aqueles que se aproximaram sem pretensão alguma, os que tinham o intuito de estar apenas com seu mestre e aprende seus ensinamentos. Jesus leva-os a estarem sós; estando assim, poderiam compreender melhor os planos de Deus, a missão de Jesus e, deste modo não se escandalizarem com a cruz que se aproximara. O “sós na montanha” tem por objetivo ir ao mais intimo de cada um, onde só Deus tem a capacidade de chegar. Estando aí, no mais longe do externo, é aí que podemos ver Deus em sua gloria, transfigurado.

Fazer a vontade de Deus não é tão fácil no mundo tão imediatista. Os valores que edificam já não são mais encontrados com frequência. As boas práticas ou virtudes são como que algo instinto. No entanto, o cristão tem quer ser o diferencial, ou melhor, o referencial, essa pessoal que o mundo olhe quando não ver mais esperança e veja atitude de esperança. Deus assumiu o medo conosco, não podemos fazer do medo algo maior, que me oriente; temos que deixar sermos conduzido pela Luz que só vem de Deus. A transfiguração, qual é o significado que tem para mim, será que servindo desse mistério eu sou transformado em outra pessoa? Esse tempo nos chama à conversão, a observamos mais nossas atitudes como cristãos. Deixemos que Deus tenha seu lugar permanente, não quando apenas precisamos de algo. Isso é ser ingrato com tudo que Ele fez e faz por nós. É não reconhecer sua grandeza e eternidade diante de tudo e de todos. É tapar os olhos e dizer que Ele não fez parte da historia. O homem com toda sua limitação conseguiu fazer tantos prodígios e conquistas...

Deus quer se mostrar, dizer que o ser humano foi feito sua imagem e semelhança. E, não como um animal sem razão que precisar de algo para freá-lo. Ter essa consciência é ser cristão.

Peçamos a Deus que Ele nos ilumine e nos conduza por caminho bem seguros e caminhe conosco. Também a Santíssima Virgem Maria juntamente com o Beato João Paulo II interceda por todos nós a fazer sempre a vontade de Deus.

Obrigado e fiquem com Deus. Que todos sejam um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário