quinta-feira, 8 de março de 2012

Arquidiocese Acolhe seu Pastor!!!!

Tomou posse na tarde do último sábado, 3, o novo arcebispo de Porto Velho (RO), Dom Esmeraldo Barreto de Farias, nascido em 04 de julho de 1949, na comunidade do Bonfim, município de Santo Antônio de Jesus, diocese de Amargosa (BA). Um ginásio de esporte foi o espaço da celebração que esteve repleto de fiéis, delegações vindas das paróquias, organismos e movimentos sociais, povos indígenas e populações tradicionais, representantes de outras igrejas e autoridades.
“Pouco conheço da história e da vida dessa Igreja Particular, mas sei que aqui também há um povo numeroso que pertence a Deus (cf. At 18,10), que tem acolhido a sua santa palavra e assumido o caminho do seguimento a Jesus Cristo, como caminho para a edificação do Reino de Deus”, disse dom Esmeraldo.
Entre as orientações pastorais, destaca a opção preferencial pelos pobres e a proposta de uma Igreja que cuide e esteja em permanente estado de missão. Ele disse ainda que se sente fortalecido com a presença em Porto Velho, de Dom Moacyr Grechi e de Dom Antônio Possamai. "Os bispos eméritos são pessoas que nos edificam", declarou.
Dom Esmeraldo foi transferido de Santarém (PA), e conhece a região amazônica desde 2007. Em julho de 2012, nesta cidade acontecerá o encontro dos bispos da Amazônia, comemorando os 40 anos daquele que foi conhecido como Documento de Santarém, que marcou uma nova etapa da Igreja na região.
Dom Moacyr Grechi, a pedido do novo arcebispo, permanecerá na arquidiocese como arcebispo emérito e afirma que continuará sendo o amigo das pequenas comunidades, o sacerdote dos doentes e necessitados da misericórdia divina.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário