quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Seminarista Relata Experiência da Escola Sacerdotal

No próximo mês concluo a experiência iniciada em janeiro deste ano na Escola sacerdotal Vinea Mea, em Loppiano, na Itália. Foram muitas as experiências vividas, muitos os momentos de crescimento e superação.
Já na primeira semana descobri que sei cozinhar, passar e lavar roupa. Mas aprendi que se não fizer por amor nada adianta. Logo no início me pediram para que eu ajudasse a pintar a “catedrale”, ou melhor, o galinheiro. Este foi meu primeiro momento de Jesus abandonado, pelo
intenso frio. Pintar um galinheiro, nunca fiz isso na minha vida, mas sem pensar eu disse: estou de acordo. E senti em mim, um abandono total. “A ficha havia caído”, e abracei Jesus abandonado, sem reclamar, sem falar nada fui pintando, tentando dar o melhor de mim. Aprendi que tudo aquilo, que o meu “homem velho” faria por força, por que tem que ser feito, o meu “novo homem” está me ensinando a fazer por amor, sem esperar nada em troca. Eis o desafio: viver o tempo presente, silenciar como Maria, viver o agora e reconhecer Jesus em cada pessoa e em nosso meio! Eis a aventura!
Por aqui trabalhei muito na limpeza da casa. Um trabalho que me fez refletir muito, que me humanizou, afinal limpar banheiro toda semana humaniza muito, ajuda a não reclamarmos da vida. Fazia este trabalho com um padre da Hungria que não fala italiano. Este era para mim um grande exercício de paciência enquanto procurava ajudá-lo. “Amarás o Senhor teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com o teu entendimento!” (Mt 22,37). Esta palavra da Escritura me auxiliou nesta caminhada para ter mais força e coragem, não esquecendo nunca da alegria que brota do nosso sim doado a Deus, a serviço da
construção do seu Reino. Confesso a vocês que vivi e estou vivendo uma grande aventura espiritual, estou muito feliz. Esta experiência para mim é uma oportunidade única, uma grande aventura, deixar meu país, meu seminário, ficar um pouco mais longe da família, uma nova língua e seus desafios. Tudo isso em
busca de uma verdadeira formação, no serviço e amor ao próximo.
Jackson Rampellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário