domingo, 30 de outubro de 2011

MEDITANDO A PALAVRA


31º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Autenticidade na vida cristã

Na liturgia de hoje, Jesus afirma a autoridade dos que assumem a tarefa de ensinar; exortando, e ao mesmo tempo, chama a atenção para que assumindo a liderança da comunidade, observem o que ensina. Orienta-nos para que a conduta do líder não seja um contraste com o que ensina; pois isso é sinal de infidelidade à missão assumida.

Um dos primeiros contrastes apontado por Jesus é o acúmulo de observâncias exigidas do povo que não fazem parte do cerne da fé. Deus não quer de nós observâncias externas, mas apenas o nosso coração. É dever nosso como lideres ou não, ajudar as pessoas a encontrar o sentido da fé.

Outra chamada de atenção é com relação à hipocrisia por parte daquelas pessoas que estão à frente da comunidade só para que sejam tratadas com honrarias, e gostam de ser reconhecidas como “mestres”. Com relação a isso, disse Jesus: “um só é vosso mestre”. Ele ensina que sejamos de fato, pessoas humildes; capazes de reconhecer que a palavra proclamada é de Deus. Somos meros instrumentos de Deus na transmissão da mensagem, para a edificação do Reino. Jesus é quem nos ensina como deve ser o nosso comportamento; verdadeiros discípulos: deixar que Cristo, seja o único mestre. É preciso lembrar que, é com o serviço humilde aos irmãos que nos faz mais nobres aos olhos de Deus. Só seremos capazes de nos sentar para ensinar se nos dedicarmos ao serviço fraterno. O mais belo discurso é aquele que se configura com a própria vida.

Por seminarista:

Manoel Alaíde da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário